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O que é e qual a importância do monitoramento de redes sociais para sua marca ou empresa?

28 setembro 2020

É difícil encontrar, hoje em dia, empresas e marcas que não estejam presentes nas redes sociais. Elas são essenciais para divulgação do seu negócio e também para criar uma relação mais próxima como consumidor. Mas não basta parar por aí, é necessário ir além do estar presente. E monitorar o seu público não apenas nas suas páginas, mas também por fora delas é igualmente essencial.

O que é o monitoramento de redes sociais?

O monitoramento de redes sociais é exatamente o que o nome diz: o ato de monitorar as redes, porém com um objetivo de análise. Assim a marca consegue ficar de olho no que as pessoas têm falado sobre ela – tanto em seu próprio perfil, quanto espontaneamente – e a partir dos resultados obtidos seguir ou criar novas estratégias e medir o resultado de suas campanhas.

Quais os motivos para monitorar as redes sociais?

Hoje em dia, com o mundo digital, comentários, elogios e reclamações acontecem mais na internet do que na “vida real”. Por isso, é importante estar de olho em tudo que o seu público-alvo tem para falar sobre seu negócio. Listamos aqui sete motivos para você investir em um monitoramento de redes sociais para sua marca ou empresa.

  1. Percepção do público sobre a marca

Monitorar o que os clientes estão falando sobre a sua marca, seja indiretamente, como em um comentário no Twitter ou diretamente, marcando o seu perfil em um comentário do Instagram permite saber o que tem agradado, desagradado e o que pode ser mudado para ter uma melhor aceitação do público.

  1. Conhecer seu público e encontrar leads

Através de ferramentas de monitoramento, você pode usar palavras-chave relacionadas ao seu negócio e assim encontrar pessoas que talvez ainda não conheçam a sua empresa, mas se interessem pelo seu nicho ou produto. Assim você consegue entender melhor a faixa etária e os interesses do seu público-alvo. Além disso, após uma breve interação, como deixar uma resposta ou curtir algo no perfil da pessoa, você pode conseguir um novo cliente.

  1. Gerenciamento de crise

É natural as empresas passarem por momentos de crise, que podem acontecer por diversos motivos. É comum que, de repente, você comece a receber diversas críticas e comentários negativos em sua página. Isso é um termômetro importante. Mas, geralmente, fica mais fácil controlar a situação se você já tiver conhecimento do assunto logo no primeiro comentário negativo que surgir e resolver diretamente com a pessoa antes que as coisas se espalhem.

Até mesmo durante as crises inevitáveis, com o monitoramento você consegue gerenciar e conduzir melhor, identificando o problema e traçando estratégias e atitudes para resolvê-lo e evitar que a crise continue crescendo.

  1. Ficar de olho na concorrência

Você não vai conseguir ter acesso aos comentários privados dos seus concorrentes, porém com o monitoramento de redes sociais você consegue prestar atenção no que tem se falado sobre eles, os pontos positivos e negativos. Também é interessante observar o que eles têm feito para conquistar o público e, assim, trazer o que for bom para a estratégia para a sua marca.

  1. Conhecer os influenciadores

Influenciadores são muito importantes no mercado digital. Muitas vezes, são eles que vão de fato impactar os consumidores e leva-los a consumir um produto ou serviço. Através do monitoramento você pode identificar e conhecer os influencers ideais para montar sua campanha de acordo com o seu mercado e público.

  1. Produção de conteúdo

Assim como já falamos anteriormente, com o monitoramento você conhece melhor o seu público-alvo e os seus interesses. Isso ajuda não apenas no momento de criar campanhas e aprimorar seu serviço, mas também na produção de conteúdo para o seu perfil. Afinal, é importante lembrar que suas páginas não devem ser apenas um catálogo digital de exposição do seu produto, mas você deve sempre oferecer conteúdos relevantes relacionados para seus seguidores.

  1. Receber feedbacks e tirar dúvidas

Hoje em dia, as redes sociais, acabam virando um canal de atendimento. Por isso, é importante monitorar seus perfis a fim de responder as dúvidas e passar informações para seus clientes. Estar de olho em como sua campanha foi recebida, o que mais agradou e o que você pode melhorar em uma próxima ação também é fundamental para o sucesso de sua estratégia digital.

Camila Silvestre

Camila veio para São Paulo em 2015 para estudar e se formou em Rádio, TV e Internet. Apaixonada por filmes e séries desde a adolescência, acabou descobrindo também um amor pela criação de conteúdo e mídias sociais.

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