/ Blog

Um fórum de debate dos temas da comunicação, aberto à participação de todos os que atuam no segmento. Entre e deixe o seu recado.

Por que dar um social media training para os colaboradores?

01 outubro 2021

As redes sociais estão acessíveis para todas as pessoas, é através delas que compartilhamos nossa rotina, nossas preferências e, até mesmo, o nosso trabalho. Mas, o que parece só um post inofensivo, uma foto ou vídeo divertidos, muitas vezes pode ser mais do que isso e causar grandes problemas.

É valido lembrar que até alguns anos atrás, apenas os gestores eram porta-vozes oficiais de uma empresa e faziam o Media Training (treinamento para se relacionar com a imprensa). Com as redes sociais, todos os funcionários de uma organização se tornaram porta-vozes e, efetivamente, respondem pelo conteúdo que publicam.

E temos alguns casos famosos de ações que aconteceram no digital e impactaram a vida profissional das pessoas. Olha só:

 

O fato é que ninguém está livre de fazer “mau uso” dos seus perfis nas redes e acabar encrencado. Por isso, empresas comprometidas com a boa gestão de sua imagem têm investido na criação de códigos de conduta e compliance para não apenas fazer cumprir o que diz a lei, mas para disseminar entre seus colaboradores um conjunto de valores que compõem o DNA da instituição. E é ótimo que isso esteja acontecendo!

Uma das maneiras de disseminar esse novo código de conduta é o social media training, uma estratégia importante no contexto de visibilidade das marcas nas redes sociais. Afinal, o que é publicado no meio digital é encarado como oficial. Ou seja, pode causar consequências significativas para a imagem de uma empresa.

É aí que o treinamento direcionado aos colaboradores de uma instituição para orientá-los sobre o uso de suas redes sociais a partir dos seus princípios e valores faz toda a diferença.

Como fazer o social media training?

Se você trabalha com comunicação interna ou marketing e quer fazer um social media training  voltado para os colaboradores da sua empresa, temos algumas dicas para você: traga cases, faça pesquisas e incentive o uso consciente e profissional das redes sociais. O objetivo é mostrar como o uso das redes sociais pode impactar, positiva ou negativamente, a imagem e a opinião pública.

Basicamente, defina os objetivos da sua apresentação de forma conectada com os valores e posicionamentos da sua empresa explique o impacto das redes sociais na imagem dos profissionais e da companhia. Além disso, é importante mostrar que hoje não há separação entre offline e online, tudo é integrado.

Se você não sabe como fazer isso, pode contar com a equipe da Press à Porter! Nós vamos ajudar o seu time interno a compreender que seja como pessoa física ou como porta-voz, todos carregam os valores da empresa, principalmente nas redes sociais.

Fazemos isso através dos nossos 20 anos de experiência gerindo a imagem de grandes empresas e de seus executivos. Mas também utilizando uma metodologia interativa que incentiva a participação do colaborador, tornando o aprendizado leve e fácil de absorver.

 

CONTRIBUA COM O BLOG PRESS

Envie seu texto para [email protected]

Blog Press

Slot Gacor WordPress CMS Checker