O que é e qual a importância do monitoramento de redes sociais para sua marca ou empresa?
28 setembro 2020É difícil encontrar, hoje em dia, empresas e marcas que não estejam presentes nas redes sociais. Elas são essenciais para divulgação do seu negócio e também para criar uma relação mais próxima como consumidor. Mas não basta parar por aí, é necessário ir além do estar presente. E monitorar o seu público não apenas nas suas páginas, mas também por fora delas é igualmente essencial.
O que é o monitoramento de redes sociais?
O monitoramento de redes sociais é exatamente o que o nome diz: o ato de monitorar as redes, porém com um objetivo de análise. Assim a marca consegue ficar de olho no que as pessoas têm falado sobre ela – tanto em seu próprio perfil, quanto espontaneamente – e a partir dos resultados obtidos seguir ou criar novas estratégias e medir o resultado de suas campanhas.
Quais os motivos para monitorar as redes sociais?
Hoje em dia, com o mundo digital, comentários, elogios e reclamações acontecem mais na internet do que na “vida real”. Por isso, é importante estar de olho em tudo que o seu público-alvo tem para falar sobre seu negócio. Listamos aqui sete motivos para você investir em um monitoramento de redes sociais para sua marca ou empresa.
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Percepção do público sobre a marca
Monitorar o que os clientes estão falando sobre a sua marca, seja indiretamente, como em um comentário no Twitter ou diretamente, marcando o seu perfil em um comentário do Instagram permite saber o que tem agradado, desagradado e o que pode ser mudado para ter uma melhor aceitação do público.
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Conhecer seu público e encontrar leads
Através de ferramentas de monitoramento, você pode usar palavras-chave relacionadas ao seu negócio e assim encontrar pessoas que talvez ainda não conheçam a sua empresa, mas se interessem pelo seu nicho ou produto. Assim você consegue entender melhor a faixa etária e os interesses do seu público-alvo. Além disso, após uma breve interação, como deixar uma resposta ou curtir algo no perfil da pessoa, você pode conseguir um novo cliente.
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Gerenciamento de crise
É natural as empresas passarem por momentos de crise, que podem acontecer por diversos motivos. É comum que, de repente, você comece a receber diversas críticas e comentários negativos em sua página. Isso é um termômetro importante. Mas, geralmente, fica mais fácil controlar a situação se você já tiver conhecimento do assunto logo no primeiro comentário negativo que surgir e resolver diretamente com a pessoa antes que as coisas se espalhem.
Até mesmo durante as crises inevitáveis, com o monitoramento você consegue gerenciar e conduzir melhor, identificando o problema e traçando estratégias e atitudes para resolvê-lo e evitar que a crise continue crescendo.
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Ficar de olho na concorrência
Você não vai conseguir ter acesso aos comentários privados dos seus concorrentes, porém com o monitoramento de redes sociais você consegue prestar atenção no que tem se falado sobre eles, os pontos positivos e negativos. Também é interessante observar o que eles têm feito para conquistar o público e, assim, trazer o que for bom para a estratégia para a sua marca.
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Conhecer os influenciadores
Influenciadores são muito importantes no mercado digital. Muitas vezes, são eles que vão de fato impactar os consumidores e leva-los a consumir um produto ou serviço. Através do monitoramento você pode identificar e conhecer os influencers ideais para montar sua campanha de acordo com o seu mercado e público.
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Produção de conteúdo
Assim como já falamos anteriormente, com o monitoramento você conhece melhor o seu público-alvo e os seus interesses. Isso ajuda não apenas no momento de criar campanhas e aprimorar seu serviço, mas também na produção de conteúdo para o seu perfil. Afinal, é importante lembrar que suas páginas não devem ser apenas um catálogo digital de exposição do seu produto, mas você deve sempre oferecer conteúdos relevantes relacionados para seus seguidores.
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Receber feedbacks e tirar dúvidas
Hoje em dia, as redes sociais, acabam virando um canal de atendimento. Por isso, é importante monitorar seus perfis a fim de responder as dúvidas e passar informações para seus clientes. Estar de olho em como sua campanha foi recebida, o que mais agradou e o que você pode melhorar em uma próxima ação também é fundamental para o sucesso de sua estratégia digital.