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Como escolher os assuntos para o seu blog

23 novembro 2020

Criar um blog já não é mais um mistério para ninguém. Não são poucas as ferramentas que oferecem essa funcionalidade, com tudo o que você precisa para publicar. Mas e a partir daí? Os desafios estão apenas começando: escolher os temas, manter as publicações sempre atualizadas, empregar as técnicas adequadas de SEO no texto para atrair o leitor devem ser preocupações constantes.  Tudo isso é importante para movimentar o canal da sua empresa, evitando que o blog se transforme em um mero apêndice decorativo do  seu site.

Mas como escolher os temas que você vai tratar no blog da sua empresa? Quer uma ajudinha nisso? Nós, da Press à Porter alimentamos blogs de vários de nossos clientes. E preparamos aqui algumas dicas para você.

Defina a estratégia e o público

É preciso levar em conta o posicionamento, a forma como a companhia quer conquistar o consumidor e ser vista pelo cliente. Isso precisa ser refletido pela temática do blog. Se a ideia e educar o público, formar mercado, trate de temas que tenham essa pegada. Se você quer falar com especialistas, gente que entende do negócio, seja relevante na seleção dos assuntos. Procure ser técnico, quando preciso, mas sem nunca ser chato. Adeque a linguagem – e a temática do blog  – à faixa social, etária, ao nível profissional, enfim, às características do seu público-alvo.

Siga os propósitos e os valores

Temas caros à imagem da empresa, que fazem parte de seus propósitos, seus valores  ou sua missão devem estar sempre em pauta. Se a sustentabilidade é um propósito da companhia, aposte em posts que tenham o meio-ambiente e a reciclagem como pano de fundo, por exemplo. Trate da diversidade se isso também for uma bandeira. Mas faça tudo isso com suavidade, mostrando o que realmente é feito na companhia para cumprir esses propósitos. Lembre-se que vivemos em um mundo polarizado e que uma interpretação equivocada de uma mensagem pode gerar uma crise.

Seja útil

Dê dicas que serão úteis ao dia a dia de quem te lê. Em, de novo, é preciso saber o perfil do seu público para atingir esse objetivo. Nada demais falar de moda, beleza, gastronomia, decoração, saúde ou como cuidar dos pets. Dar dicas de manutenção do carro, de como comprar um imóvel, como investir seu dinheiro ou escolher um bom curso profissional são bem-vindas. Postagens de serviço como essas – sempre geram engajamento, desde que tenham a ver com o público certo.

Não perca o factual

Isto é o básico. Mas é igualmente importante na hora de escolher a temática do blog. Acompanhar o dia a dia da sua empresa, do mercado em que ela atua e de temas relacionados ao seu negócio passa para o leitor a percepção de atualização permanente do seu blog.  Tenha a mão um calendário de efemérides, de datas comemorativas. Ali, você sempre vai encontrar uma forma simpática de se comunicar.

Pronto! Seguindo esse roteiro, você vai conseguir chamar a atenção do público. Mas nunca se esqueça: qualquer que seja o caminho, a linha editorial do seu blog, você só deve postar informações que realmente sejam relevantes, que agreguem valor ao leitor e a sua empresa.

Luiz Fernando Gomes

Jornalista, foi repórter e editor no Jornal do Brasil, O Dia, TV Globo, Jornal da Tarde, Lance! e LanceNET! É sócio consultor para novos negócios e gestão de crises na Press.

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