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Que cores você deve usar em sua marca?

11 agosto 2020

Já parou pra pensar por que as marcas possuem cores diferentes? Claro, há estudos e técnicas de design por trás da concepção, mas, além das questões estéticas, visualmente expostas, há motivos particulares para a escolha das cores. Cada cor desencadeia nas pessoas uma sensação diferente, sabia?

Este conhecimento é usado, na prática, para criação de estratégias de branding, com objetivo de gerar aproximação entre os consumidores e as marcas, seja para venda de produtos ou para oferta de serviços. Quer saber quando deve usar cada cor?

Um importante fator a ser considerado, antes mesmo de conhecer o que cada cor pode transmitir ao seu público, é que uma mesma cor pode ser usada em diferentes situações, com objetivos distintos. Lembre-se, então, de avaliar bem as possíveis consequências e interpretações indesejadas. O branco, por exemplo, pode transmitir a ideia de paz no Brasil, mas, em alguns países, é considerado a cor do luto; já o vermelho, pode significar paixão, mas, também, ódio. Isso não pode ser um impeditivo para sua criação, mas é preciso ficar atento, combinado?

Confira quais sensações cada cor pode despertar

BRANCO:

Relacionada a: facilidade, clareza, pureza, limpeza, simplicidade, frescura. Geralmente usado nas áreas: odontológica, médica, científica, de tecnologia.

PRETO

Relacionada a: precisão, poder, credibilidade, objetividade, firmeza, força. Geralmente usado nas áreas: construção, corporativo, petróleo, financeira, moda, industrial, mineração, comercial.

LARANJA

Relacionada a: entusiasmo, inocência, criatividade, dinamismo, energia, juventude, expressividade, infantilidade. Geralmente usado nas áreas: recursos humanos, recrutamento, alimentação e bebidas, infantil, entretenimento, educação, esportes.

AMARELO

Relacionada a: brilho, energia, positividade, direção, dinamismo, design, encorajamento, criatividade, juventude. Geralmente usado nas áreas: infantil, lojas virtuais, novas tecnologias, entretenimento, sinais e placas.

VERMELHO

Relacionada a: calor, apetite, excitação, sexy, urgência, perigo, romance, rapidez. Geralmente usado nas áreas: saúde, serviços de emergência, relações públicas, alimentação, vestuário, cosmético, esportiva, imobiliária, marketing e publicidade.

MARROM

Relacionada a: estabilidade, confiança, terra, história, carinho, finanças, tradição, conservadorismo. Geralmente usado nas áreas: ecologia, mineração, construção, veterinária, finanças, imobiliária.

VERDE

Relacionada a: natureza, orgânico, aventura, ecologia, juventude, educativo, calma. Geralmente usado nas áreas: ciências, turismo, negócios ecológicos, medicina, governamental, recursos humanos.

AZUL

Relacionada a: poder, negócios, judicial, credibilidade, profissionalismo, calma, limpeza, foco. Geralmente usado nas áreas: corporativa, governamental, comercial, legal, saúde, tecnologia, tecnologia da informação, ortodôntica.

ROXO

Relacionada a: amor, sensualidade, espiritualidade, religiosidade, mistério, bem-estar. Geralmente usado nas áreas: astrologia, massagem, ioga, espiritual, corpo, mente e alma.

Um rápido recado final: é importante considerar sim todo o estudo técnico para definição da cor que será usada, no entanto, também é importante não se apegar cegamente às regras. Portanto, não se esqueça de dar espaço à criatividade e procure ser ousado em suas criações, a tendência é que elas despertem mais interesse.

Gabriel Rocha

Gabriel Rocha é jornalista, graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e trabalha há quatro anos com comunicação interna, depois de passar por redação e assessorias de imprensa. Possui MBA em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e está, atualmente, em fase de conclusão de uma pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

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