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O desafio de mapear influenciadores B2B em indústria

02 abril 2020

Quem atende clientes B2C já inclui em suas estratégias os influenciadores digitais, que são pessoas reconhecidas por sua atuação e conhecimento em determinado nicho e, por isso, se tornam referência quando buscamos opiniões sobre determinado assunto. Em B2C temos influenciadores de saúde, de beleza, de alimentação, de moda e até influenciador pet!

Apesar de já fazer parte da estratégia de comunicação em B2C, quem atende empresas B2B tem um baita desafio para mapear e incluir influenciadores em suas ações de divulgação. Isso porque estes influenciadores não são simplesmente gente como a gente ou celebridades, esse não é o perfil B2B. 

Em nichos tão específicos como sistemas de ar condicionado, tratamento de efluentes e retrofit de refrigeração industrial, por exemplo, quem seriam os influenciadores? Quem vai falar que o Split do seu cliente é o mais eficiente, ou que o portfólio de outro cliente reduz o consumo de energia no sistema de climatização? Tenha em mente que o influenciador em B2B nada mais é quem usa o produto do seu cliente e entende do assunto. Ele fala com os públicos que interessam ao negócio do seu cliente. É o projetista, o instalador, quem faz a manutenção e assim por diante.

Então onde estão essas pessoas? Mapear influenciadores B2B é um verdadeiro trabalho de formiguinha. Elas não usam seu perfil pessoal, por exemplo, para falar sobre suas experiências com determinadas instalações. Os influenciadores B2B se concentram nos grupos do Facebook, lugar ideal para trocar ideias e discutir sobre o dia a dia do segmento.

Ação com influencers para a Danfoss do Brasil

A dica é buscar no Facebook todos os grandes grupos do nicho do seu cliente. No caso de um que atue em HVAC-R, busque por refrigeração, refrigeristas e outros termos relevantes. Entre nos grupos e acompanhe as trocas. Geralmente os administradores e os moderadores são pessoas que se destacam no segmento, são os nossos influenciadores. Além do Facebook, busque canais do YouTube, pois muitos têm seu canal para falar do setor.

Não espere um mailing grande como os de B2C. Mas tenha certeza que serão influenciadores fundamentais para a estratégia do seu cliente B2B. Uma vez com o mailing pronto, como vai utilizá-lo? Busque incluir os influenciadores em ações de lançamento de produtos, prévia de grandes feiras, encontros de relacionamento e aquela visita à fábrica com a presença dos porta-vozes.

Ação com influencers para a Danfoss do Brasil

Como profissionais do segmento, os influenciadores B2B sabem sobre o que estão falando e enriquecem essas ações com suas dúvidas e opiniões. Seu cliente vai colher os frutos dessas ações com as repercussões naqueles grupos mencionados. Influenciador faz live, publica foto, faz texto e compartilha tudo nos grupos do Facebook!

Acredito que em poucos meses, nós, assessores B2B, conseguiremos ter uma boa base de influenciadores B2B. Olharemos para trás e falaremos para quem está começando a atender o segmento: “quando eu comecei, isso aqui era tudo mato!”.

Rosa Pellegrino

Rosa formou-se em jornalismo e trabalha com comunicação corporativa há mais de 10 anos. Viciada em David Bowie e Benedict Cumberbatch, ela é coordenadora das contas B2B da Press à Porter.

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