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Como escolher o influenciador certo para sua ação de marketing

11 junho 2020

Desde 2010, com a popularidade do Instagram como uma das redes sociais mais ativas entre jovens e adultos, a profissão “influenciador digital” se tornou alvo de pessoas criativas, despojadas e cheias de energia. Alguns nomes se mantiveram na internet e atuam hoje como profissionais de renome na rede social, atuando desde a época dos blogs e fotologs. Cachês altíssimos, listas de exigências e exclusividade com determinadas empresas fazem, de alguns influenciadores, uns dos canais de maior visibilidade e impacto na publicidade atual.

Quando a decisão é tomada e a marca inicia um trabalho de divulgação, review ou experimentação de algum produto ou serviço em parceria com influenciadores, os perfis com maiores audiências sempre brilham aos olhos dos departamentos de marketing e comunicação: fulana possui 10 milhões de seguidores, ciclano já apareceu no programa global, beltrano está presente em todas as festas da elite brasileira. Esses fatores servem para elevar o perfil de determinado influenciador em um ranking bastante disputado, mas não deve ser parâmetro para definir a escolha do perfil que a marca deseja trabalhar.

4 passos são essenciais para acertar em cheio a escolha do perfil para a sua ação. Apesar de necessitarem de tempo e paciência, se aplicados corretamente aumentam em grande escala sua chance de sucesso. São eles:

1) Definição de estratégia

A definição da estratégia de marketing, elaborada junto a um plano de comunicação, vai conduzir a escolha certa do perfil para atuar como divulgador da marca ou produto. Devem ser levados em conta aspectos como: budget, área de atuação do influencer, número mínimo de seguidores e presença em outras redes sociais. O preenchimento desses quesitos irá afunilar a pesquisa e trará nomes assertivos para a ação.

2) Estudo do perfil (dos últimos 6 meses)

Influencer digital como escolher

É imprescindível o setor de marketing, comunicação ou a própria assessoria da marca fazer um estudo minucioso sobre as últimas postagens dos influenciadores do mailing. O que tem postado como conteúdo orgânico, engajamento dos publiposts, linguagem, lugares que frequenta, marcas que expõe como uso próprio, tudo isso deve ser levado em consideração na escolha do perfil ou perfis que irão atuar na divulgação. Envolvimento em polêmicas, citações de teor duvidoso ou até mesmo falas que conotem intolerância, egoísmo, insensatez, impaciência e falta de solidariedade devem ser abolidas. Vale a pena pesquisar os nomes em sites de busca também, para encontrar possíveis aparições na imprensa ou sites de fofoca.

3) Afinidade com o tema

Esse é um dos mais importantes aspectos a serem levados em consideração. Após fazer a pesquisa nos perfis, é necessário observar com cautela os nichos que o influenciador tem aplicado maior tempo e energia. Se a blogueira fala em sua maior parte de moda, esse é o assunto que atrai seus seguidores, gera engajamento e torna suas parcerias rentáveis. Mas ela não pode falar de acessórios fitness, por exemplo? Se demonstra uma rotina de malhação como conteúdo orgânico, e esse tem se repetido nos últimos meses, sim! Afinal, é um tema secundário que gerou interesse do público que a assiste.

Algumas temáticas andam de mãos dadas e são fáceis de serem combinadas, exemplo: moda com beleza, fitness com alimentação saudável, entretenimento com viagens, decoração com arquitetura, entre outros. Se o tema divergir demais, como um perfil de decoração para divulgar alimentação saudável, pode gerar uma confusão comum entre os seguidores, falta de engajamento e distanciamento do público alvo.

4) Alinhamento de expectativas

como ser uma influencer

Após realizar os três passos anteriores, com certeza o leque de possíveis influenciadores para a ação estará reduzido e assertivo. Dessa forma, é iniciado os contatos. Alguns influenciadores possuem assessoria de imprensa e imagem, outros cuidam de suas próprias carreiras.  Independente se a ação envolve cachê ou seguirá em formato de permuta, é de extrema importância que o influenciador ou assessoria demonstre satisfação em trabalhar com a marca. Se você for um player conhecido do mercado, suas chances são enormes.

Mas e se estiver iniciando a marca agora? Não desanime! O fator novidade é muitíssimo atraente para o público da internet, visto que a cada instante os conteúdos são replicados e novos assuntos surgem. Vale saber negociar e defender o seu produto ou serviço de maneira real, atrativa e que deixe claro para o influenciador o quanto a parceria vai agregar ao conteúdo que ele gera e o porquê seus seguidores ficarão atraídos com a propaganda. Neste momento, é necessário falar sobre o estudo que foi feito naquele perfil e motivo pelo qual foi escolhido para a ação. Construa um breve storytelling da empresa e cative o influenciador com as melhores qualidades e diferenciais.

Após o seguimento dos quatro passos anteriores, certamente chegou-se em poucos perfis ou já no perfil escolhido. Se ainda restam dúvidas, considere aspectos como bom relacionamento com outros influenciadores (comentários e compartilhamentos de outros perfis com grande audiência auxiliam ao conteúdo ter uma boa margem de engajamento) e viagens frequentes (influenciadores que viajam com frequência tendem a conquistar o público de outras áreas e cidades, expandindo a visibilidade). Confie no potencial do influenciador, demonstre satisfação ao trabalhar com ele, contribua com o engajamento do mesmo através das redes sociais da sua empresa e veja sua divulgação alcançar o público alvo com assertividade e inteligência. Aposte neste novo formato de publicidade de maneira confiável, realista e verdadeira e veja sua marca brilhar!

Luisa Marques

Luisa é formada em Relações Públicas e apaixonada por marketing, entretenimento e moda. Falante e cheia de energia, está sempre envolvida nos eventos da agência e é expert em ações de relacionamento e PR. Não perde um happy hour por nada e adora viajar!

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