/ Blog

Um fórum de debate dos temas da comunicação, aberto à participação de todos os que atuam no segmento. Entre e deixe o seu recado.

Publicações customizadas para fortalecimento de marcas em B2B

25 fevereiro 2019

A comunicação corporativa conta com várias ferramentas para reforçar a marca e promover aproximação com diversos públicos que formam o ecossistema da empresa. Uma delas são as revistas customizadas, aquelas publicações direcionadas aos clientes e parceiros da companhia.

Indicadas para estreitar o relacionamento e destacar a marca como especialista em seu segmento de atuação, a publicação customizada valoriza a marca ao inseri-la num contexto mais amplo do que fazem os jornais internos, por exemplo. Assim, o objetivo não é destacar seus próprios produtos e soluções, pois os clientes e parceiros já conhecem isso de cor e salteado.

Empresas B2B têm muito do que se beneficiar dessa ferramenta, pois a revista customizada fortalece a marca como referência no mercado em que atua por meio de matérias jornalísticas que abordem problemáticas, soluções e tendências do setor em que estão inseridas.

A companhia torna-se protagonista de uma discussão que deve envolver os principais stakeholders com o objetivo de esclarecer os rumos do mercado, por meio de avaliações do que tem sido feito global e regionalmente para contornar obstáculos, por exemplo.

Para corroborar que é possível contornar as problemáticas apresentadas numa matéria de capa e adotar soluções mostradas como tendências, por exemplo, a revista customizada pode destacar cases de projetos relacionados com os clientes da marca. Neste caso, apesar de ser mencionada a solução da marca, o protagonismo é do cliente, que ganha espaço para destacar como contornou um problema e quais benefícios obteve, geralmente envolvendo eficiência energética ou produtividade, por exemplo.

Algumas empresas B2B já reconhecem o valor das revistas customizadas no seu mix de comunicação e contam com publicações que existem há anos e fazem parte da leitura de clientes, fornecedores e até associações do mercado em que atuam. Fica o convite às demais para se tornarem protagonistas de debates que ajudam o mercado a se desenvolver, multiplicando seu conhecimento por meio das revistas customizadas.

 

Rosa Pellegrino

Rosa formou-se em jornalismo e trabalha com comunicação corporativa há mais de 10 anos. Viciada em David Bowie e Benedict Cumberbatch, ela é coordenadora das contas B2B da Press à Porter.

CONTRIBUA COM O BLOG PRESS

Envie seu texto para [email protected]

Blog Press