O que é reputação?
18 setembro 2019A reputação é o nome dado à soma de percepções geradas, pelos diversos públicos de interesse, com relação a uma determinada marca, sejam elas decorrentes de ações, campanhas, projetos, ou até mesmo da visualização da logomarca ou da leitura do próprio nome.
A reputação é bastante definida, também, como a relação de confiança estabelecida entre uma organização e seus stakeholders, justamente por conta das experiências vividas e das interações com a marca.
A reputação pode ser um ponto positivo ou negativo para a empresa. Quando é boa, a tendência é que a empresa atraia investidores, parceiros de negócios, tenha facilidade em prospectar novos clientes e venda cada vez mais, no entanto, quando a reputação é negativa, a organização pode estar fadada ao fracasso, pode ter sua relação com seus stakeholders abalada.
Importante lembrar que, ao contrário do que muitos pensam, reputação não é sinônimo de imagem. A reputação é construída ao longo do tempo, é um conceito que considera uma trajetória de longo prazo.
Já a imagem, é a opinião recente, mais imediata, que o público tem a respeito de determinada empresa, normalmente transmitida pelos próprios colaboradores. Quando se fala em reputação, são analisadas percepções de públicos internos e externos.
Muito provavelmente você já viu, em algum momento, a grande imprensa noticiar crises de grandes empresas. Pois bem, uma crise normalmente abala a reputação das empresas, afinal, altera a percepção que os stakeholders têm da organização.
Esse é um exemplo, mas há diversas ações, por exemplo, com viés de inclusão social, que podem contribuir para a boa reputação de uma empresa. Ética, transparência, credibilidade e trajetória são palavras que costumam estar relacionadas a reputação.