Media Training: estar preparado é o segredo
14 outubro 2016*Por Claudia Rozembrá
Encarar uma entrevista com um jornalista nem sempre é tarefa fácil. Além do nervosismo e da ansiedade, existe a preocupação em oferecer respostas claras e objetivas. Quando o entrevistado está representando uma empresa a pressão é ainda maior, pois a imagem da marca e toda a sua comunicação é que estão na mira dos holofotes.
A boa notícia é que cada vez mais as empresas estão cientes de que dar entrevista não é um dom, é uma habilidade desenvolvida com tempo e prática. Essa é uma visão clara que torna evidente a necessidade da preparação prévia para o contato com a mídia. Bem preparado, o executivo terá ferramentas e estratégias para contornar questionamentos capciosos e, ainda assim, responder aos anseios da mídia, garantindo a credibilidade da empresa.
Mas como funciona um Media Training? O treinamento pode durar um dia inteiro, dependendo do pacote contratado pela empresa. Ele se inicia com a palestra de um jornalista experiente que esteja atuando em algum veículo de comunicação. Na sequência, são ministrados exercícios que simulam situações reais que podem ocorrer durante uma entrevista.
Os executivos passam por entrevistas em vários formatos – por telefone, presenciais, coletivas para jornais, revistas, sites, rádios ou TVs. Este processo ajuda o porta-voz a entender a dinâmica dos jornalistas durante uma entrevista. Para finalizar, é preparado um vídeo com as entrevistas e um relatório para cada executivo, destacando os seus pontos positivos e as oportunidades de melhoria.
Postura e dicção, habilidade para falar sob pressão e para responder da melhor forma possível às perguntas, jeito de se vestir e “caras e bocas” durante a entrevista são alguns dos pontos criteriosamente avaliados.
Com o Media Training, o participante também passa a ter uma postura pró-ativa no trato com a imprensa. O treinamento ajuda ainda o executivo a compreender suas responsabilidades como representante na construção da imagem da empresa.
Claro que a melhoria vem com a prática constante e participação em entrevistas, mas a assessoria de imprensa também tem um papel fundamental no preparo do porta-voz. Ao entender para quem aquele veículo fala, qual é seu target, o grau de entendimento do leitor ou ouvinte sobre o assunto, o executivo chega, enfim, a excelência na arte de conceder boas entrevistas.