/ Blog

Um fórum de debate dos temas da comunicação, aberto à participação de todos os que atuam no segmento. Entre e deixe o seu recado.

Como elaborar um calendário anual de pautas

13 dezembro 2021

Chegou o final de ano e é hora de focar no próximo. O calendário anual de pautas serve para organização, tanto da comunicação quanto do cliente, sobre assuntos que poderão ser abordados ao longo do ano seguinte. Mas como conseguir pensar em pautas a longo prazo?

Abaixo seguem algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

  1. Datas comemorativas

Independentemente do ano e do momento vivido, algumas coisas nunca mudam, como as datas comemorativas: Black Friday, Dia dos Pais e das Mães, Carnaval, Páscoa etc.

O cliente costuma fazer ações, promoções ou dá destaque a essas datas? Talvez, informações mais completas não possam ser conseguidas antecipadamente, mas sempre é possível criar pautas em cima de datas fixas. Neste caso, é importante sempre enviar a sugestão para o jornalista com cerca de três semanas de antecedência da data.

  1. Aniversário da empresa

Outra data que também é possível saber previamente é o aniversário da empresa. Algumas pautas podem ser criadas quando a empresa completa aniversário com anos “redondos”, por exemplo 10, 15, 20. Sabendo disso, pode-se já pensar em abordagens e até em estratégias de divulgação. Quem sabe colocar o presidente da Companhia para falar sobre planos futuros, obstáculos obtidos ao longo dos anos ou aprendizagens que pode deixar para empresas mais novas? Por exemplo: “5 dicas para o sucesso de sua Companhia feitas pelo presidente da empresa X”. Inclusive, a imprensa costuma ser bem receptiva com pautas sobre dicas!

  1. Investimentos

Questões como novos investimentos, aquisições ou outros assuntos que envolvem grandes valores costumam chegar à equipe de comunicação bem antes de serem divulgadas. Com isso, é possível planejar como e qual o melhor momento para divulgação. Vale lembrar que números sempre chamam atenção. Então, colocá-los nos títulos e linha fina sempre são bem vistos.

  1. Basear-se no ano anterior

Uma outra ideia é ter como base o último ano. Como já foi aprovado, o planejamento anterior ajuda como referência, sendo possível identificar como o cliente gosta e gostaria que seguisse a ordem e talvez até as prioridades na comunicação. Isso não quer dizer que deva ser igual! Aliás, muito pelo contrário, pois clientes gostam quando a comunicação traz novidades ou aquele famoso insight de um ano para outro.

  1. Pautas descartadas

Não são sempre que pautas criadas são utilizadas. Algumas costumam cair por motivos diversos, seja porque surgiram outras mais quentes ou porque perderam o timing. Vale criar uma pasta na rede com o título “pautas descartadas” e deixá-las lá de standby. Quando for criar o calendário anual, é interessante revisitá-las para ver se cabem para o próximo ano ou, então, servem para, pelo menos, trazer novas ideias e não precisar começar do zero.

  1. Conversa com o cliente

E, claro, o mais importante é bater um papo com o cliente antes de desperdiçar tempo pensando em pautas que talvez não irão adiante. Quem trabalha internamente na empresa, como a equipe de Marketing, costuma saber da informação primeiro e, por muitas vezes, conhece mais profundamente o DNA da empresa e assuntos que podem ser de maior interesse dos executivos. Além disso, essa aproximação com o cliente só conta pontos a favor.

  1. Dicas bônus: variar nos temas

É importante que haja uma variação nos temas, por exemplo: abordagem mais institucional (como aquisições), enfoque em produtos, participação em feiras e eventos, biografia do fundador. Aqui, é preciso soltar a imaginação. Com maior diversidade de temas, mais editorias é possível atingir, logo, mais geração de awareness.

O mais difícil é sempre pensar do lado de fora da caixa, mas, acredite, é o mais satisfatório – e o que o cliente mais admira também!

Nídia Bomtempo

Nídia é formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduada em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Fez intercâmbio na Austrália e ama escrever e ler poesias

CONTRIBUA COM O BLOG PRESS

Envie seu texto para [email protected]

Blog Press