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10 vantagens de ter uma agência de comunicação em tempos de crise econômica

31 agosto 2018
A área de comunicação, seja ela interna ou externa, tem um papel vital nas empresas: ela é responsável por cuidar da imagem e da reputação institucional. Visto que, para nós, individualmente, a coisa mais importante que carregamos ao longo da nossa história é um bom nome, para uma companhia não é diferente.

Hoje, momento em que o Brasil passa por um período “nevrálgico” política e economicamente, as empresas devem se preocupar mais ainda em compreender a importância de ter uma agência de comunicação, que em suas muitas especialidades, empenha-se em cuidar da sua imagem, divulgar as marcas, produtos e serviços, a fim de ampliar a receita da companhia.

Em decorrência dessa recessão, muitas infelizmente optam por contratar pessoas que não têm qualificação necessária para assumir tal função, com o objetivo de conter gastos e, no final, o barato acaba saindo caro, uma vez que não tem uma visão profissional e estratégica do business como um todo.

Dentre as muitas razões, listamos 10 para você dar um “up” e contratar uma agência de comunicação:

1 – Apresenta baixo custo para a empresa. Visto que a companhia não precisa arcar com encargos trabalhistas de cada profissional da equipe interna, ela custeia apenas o serviço contratado, o que torna-se bastante vantajoso.

2 – A agência de comunicação tem a expertise para entender as necessidades e fragilidades da empresa, seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Ela é capaz de compreender o business de maneira global e trabalhar cada área de acordo com as estratégias traçadas e públicos-alvos bem definidos.

3 – Desenvolve estratégias alinhadas com o Departamento de Marketing para a alavancagem financeira – relativo a vendas e outros resultados positivos.

4 – Possibilita o acesso a novas tecnologias. As ferramentas do momento são as Mídias Digitais e, consequentemente, o relacionamento com micro, pequenos, médios e grandes influencers tem tornado a comunicação institucional bastante efetiva e as empresas de comunicação têm uma relação muito próxima, por exemplo, com esses formadores de opinião. A proximidade com o consumidor final também tem surtido grandes efeitos nessas plataformas. Obviamente que outros canais importantes para o mundo corporativo também estão contemplados.

5 – Dá resultados de maneira mais rápida. Claro que, a medida em que o nome da companhia se fortalece frente aos meios de comunicação e ao seu público de interesse, os resultados almejados aparecem rapidamente – aumento nas vendas dos produtos, a busca por novos serviços, etc.

6 – Permite a atualização constante às tendências de mercado. Outra atribuição da agência de comunicação é observar não só o mercado em que o cliente está inserido, como também as inovações e as tendências de mercado, a fim de incluí-lo nessas oportunidades e apresentar o que ele tem de diferente e inovador.

7 – Treina os porta-vozes para terem um discurso alinhado com a missão, visão e valores da empresa, além de treiná-los para se portarem adequadamente na mídia diante de situações de crises.

8 – Fortalece a marca, ou seja, o que já é muito bom, fica ainda melhor aos olhos da sociedade.

9 – Aparece a quem interessa. Direciona a comunicação aos públicos específicos para que a mensagem chegue a eles de maneira correta e eficaz.

10 – Gerencia crises. Quando a empresa passa por momentos delicados, com cenários negativos, o papel da agência é minimizar os impactos na imprensa e reverter a situação o mais rápido possível. Muitas vezes, sua ação é tão ágil e eficaz que a situação é prontamente resolvida e a notícia nem mesmo chega a ser abordada pela imprensa.

É importante ressaltar que no país existem milhares de agências de comunicação. Portanto, ao escolher, observe o tempo em que ela está inserida no mercado, os cases de sucesso, os clientes que atende e que já atendeu, se ela é associada aos órgãos regulamentadores competentes à área e avalie o currículo dos seus profissionais. Só assim terá o importante e precioso nome da sua companhia em excelentes mãos.

Meriely Dantas

Meriely Dantas Nunes, 32 anos, letrada e especialista em Comunicação Corporativa com ênfase em Negócios, viciada em livros e apaixonada por literatura estrangeira.

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