/ Blog

Um fórum de debate dos temas da comunicação, aberto à participação de todos os que atuam no segmento. Entre e deixe o seu recado.

O jornalismo na era do podcast: não precisa sintonizar para se informar

21 setembro 2021

Desde o seu surgimento, o jornalismo vem passando por constantes transformações. Com ajuda da tecnologia, os impressos e as rádios foram ganhando novos aliados como os digitais e, o queridinho do momento, podcast.

Um estudo produzido pela Rede Globo, em parceria com o Ibope, mostrou que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. A pesquisa ouviu mais de mil entrevistados para traçar um mapeamento dos fatores que potencializam o consumo do conteúdo.

Apesar do seu crescimento nos últimos anos, o podcast está entre nós desde 2004, quando foi criado pelo ex-VJ da MTV Americana, Adam Curry. Em terras tupiniquins, o formato desembarcou em 21 de outubro, do mesmo ano, por Danilo Medeiros com o podcast “Digital Minds” que abordava tecnologia, ciência, música e cultura.

Mas afinal, o podcast pode ser considerado uma importante ferramenta jornalística?

Não só pode, como já é considerado. Mesmo com seu jeitinho despojado e alternativo, o podcast se tornou uma ferramenta indispensável para diversos segmentos do jornalismo. Seu alcance, engajamento e a facilidade de transmitir a informação para quem realmente deseja consumir aquela notícia a qualquer hora e em qualquer momento, tem conquistado os veículos da imprensa.

Notamos a importância desse formato quando a pesquisa pela Rede Globo, apresenta que 43% dos entrevistados têm o hábito de ouvir podcasts de uma a três vezes na semana, considerando que 16% escutam todos os dias. Importante destacar que 36% dos ouvintes consomem notícias na ferramenta.

Com o cenário de pandemia e isolamento, não podemos imaginar uma notícia que não seja de forma rápida, prática e conectada às pessoas. O jornalismo soube se remodelar e se atualizar sem perder sua essência de abordar o que realmente importa.

Até os veículos ditos “tradicionais” também já se renderam aos conteúdos em áudio e possuem seus próprios podcasts, que variam de boletins diários de notícias, a debates políticos, reportagens especiais, mesas redondas e muito mais.

Podcasts que valem a pena conferir:

 

Dormiu muito cedo ou saiu rápido de casa e não conseguiu acompanhar as notícias do Brasil e do mundo? Não se preocupa, o Café da Manhã, apresentado pelos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian, te deixa por dentro de todas as notícias

Apresentado pela jornalista Renata Lo Prete, o podcast carro-chefe do G1 discute importantes assuntos da atualidade com mais profundidade.

Sabe aquela notícia que acontece e já é assunto nas rodas de conversa? Esse é o conteúdo do podcast de notícias do Nexo. Com episódios curtos, o conteúdo traz para o ouvinte os assuntos mais instigantes do dia.

O podcast apresenta e analisa os principais fatos do Brasil e do mundo.

Para quem gosta de notícias sobre economia e política internacional o Petit Journal é ideal. Os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi apresentam as edições de seis minutos e discutem as principais notícias desses dois segmentos.

 

Andressa Guimarães

Uma jornalista tagarela que adora falar sobre a cultura pop e signos. Escolheu a profissão porque queria ser VJ da MTV, mas acabou sendo fisgada pelo universo da assessoria de imprensa. Nas horas vagas, está assistindo algum tutorial de maquiagem ou lendo algum livro de suspense.

CONTRIBUA COM O BLOG PRESS

Envie seu texto para [email protected]

Blog Press