O jornalismo na era do podcast: não precisa sintonizar para se informar
21 setembro 2021Desde o seu surgimento, o jornalismo vem passando por constantes transformações. Com ajuda da tecnologia, os impressos e as rádios foram ganhando novos aliados como os digitais e, o queridinho do momento, podcast.
Um estudo produzido pela Rede Globo, em parceria com o Ibope, mostrou que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia. A pesquisa ouviu mais de mil entrevistados para traçar um mapeamento dos fatores que potencializam o consumo do conteúdo.
Apesar do seu crescimento nos últimos anos, o podcast está entre nós desde 2004, quando foi criado pelo ex-VJ da MTV Americana, Adam Curry. Em terras tupiniquins, o formato desembarcou em 21 de outubro, do mesmo ano, por Danilo Medeiros com o podcast “Digital Minds” que abordava tecnologia, ciência, música e cultura.
Mas afinal, o podcast pode ser considerado uma importante ferramenta jornalística?
Não só pode, como já é considerado. Mesmo com seu jeitinho despojado e alternativo, o podcast se tornou uma ferramenta indispensável para diversos segmentos do jornalismo. Seu alcance, engajamento e a facilidade de transmitir a informação para quem realmente deseja consumir aquela notícia a qualquer hora e em qualquer momento, tem conquistado os veículos da imprensa.
Notamos a importância desse formato quando a pesquisa pela Rede Globo, apresenta que 43% dos entrevistados têm o hábito de ouvir podcasts de uma a três vezes na semana, considerando que 16% escutam todos os dias. Importante destacar que 36% dos ouvintes consomem notícias na ferramenta.
Com o cenário de pandemia e isolamento, não podemos imaginar uma notícia que não seja de forma rápida, prática e conectada às pessoas. O jornalismo soube se remodelar e se atualizar sem perder sua essência de abordar o que realmente importa.
Até os veículos ditos “tradicionais” também já se renderam aos conteúdos em áudio e possuem seus próprios podcasts, que variam de boletins diários de notícias, a debates políticos, reportagens especiais, mesas redondas e muito mais.
Podcasts que valem a pena conferir:
Dormiu muito cedo ou saiu rápido de casa e não conseguiu acompanhar as notícias do Brasil e do mundo? Não se preocupa, o Café da Manhã, apresentado pelos jornalistas Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian, te deixa por dentro de todas as notícias
Apresentado pela jornalista Renata Lo Prete, o podcast carro-chefe do G1 discute importantes assuntos da atualidade com mais profundidade.
Sabe aquela notícia que acontece e já é assunto nas rodas de conversa? Esse é o conteúdo do podcast de notícias do Nexo. Com episódios curtos, o conteúdo traz para o ouvinte os assuntos mais instigantes do dia.
O podcast apresenta e analisa os principais fatos do Brasil e do mundo.
Para quem gosta de notícias sobre economia e política internacional o Petit Journal é ideal. Os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi apresentam as edições de seis minutos e discutem as principais notícias desses dois segmentos.