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Como fazer uma live?

27 abril 2020

Está ai um dos temas mais discutidos nos últimos dias: Live! Seja de quem quer assistir ou de quem quer fazer, as lives estão na boca e tela das pessoas como nunca estiveram antes. Isso porque, com a crise do coronavírus e o período de quarentena, as marcas se viram com um problema nas mãos: como estar presente, de forma positiva, na vida e do dia-a-dia dos seus consumidores?

Por que fazer uma live?

A resposta é simples: quem não é visto, não é lembrado! As lives são uma forma acessível de contato com seu público já que para os espectadores não tem custo e basta ter acesso a internet para participar.

Você pode optar por fazer ou apoiar uma live de entretenimento, como as lives de músicos, por exemplo, ou fazer lives informativas, onde você traz especialistas da sua empresa ou convidados para falar de temas relacionados ao seu negócio.

Plataformas para realizar uma live:

YouTube: A plataforma é gratuita, não tem limites de acesso, deixa a live gravada para divulgação e acessos posteriores, além de ser fácil de usar, já que muitas pessoas já estão acostumadas com a rede. Um dos pontos negativos é que ela não fornece muitos dados dos participantes. Você não consegue, por exemplo, ter acesso ao e-mail de quem participou, um dado importante se você pretende trabalhar com esses leads posteriormente.

Instagram: Ideal para lives que vão unicamente trabalhar conteúdo e que tenham como objetivo estar presente na rotina do seu público. Uma dica legal para esse tipo de live é convidar um outro perfil para fazer a live com vocês, seja de especialista ou influencer. Se você tem um salão de beleza, por exemplo, pode fazer a live com um ou mais de seus profissionais dando dicas para cuidar do cabelo em casa.

A Calesita, fábrica de brinquedos e cliente aqui da Press à Porter, por exemplo, tem organizado lives com profissionais sobre comportamento infantil. Olha só alguns dos temas que eles já abordaram:

como fazer uma live como fazer uma live

Facebook: A plataforma do facebook é super fácil de utilizar e assim como o Instagram não requer grandes conhecimentos técnicos. Ela é ideal para ser usada se seu público já tiver um bom engajamento na rede e até mesmo, simultaneamente com outras plataformas.

Ferramenta de Webinar: Se você quer fazer uma live profissional para captar leads ou até mesmo vender um infoproduto, o mais recomendado é que você utilize uma ferramenta própria para esse fim. Ferramentas como WebinarJam e GotoWebinar são as mais conhecidas e oferecem recursos como: captação e disparo de e-mails personalizados, gravação da live, webinar perpétuo (quando um mesmo webinar é gravado e reproduzido mais vezes em diferentes datas e horários), chat com moderação, venda de produtos, apresentação de power point e dados sobre os espectadores.

O que preciso para fazer uma live?

Fazer uma live não é algo tão complexo, o essencial é ter organização e saber qual o seu objetivo com a live, feito isso, você vai precisar escolher uma plataforma para realizar a live e trabalhar na divulgação. Preste atenção nos seguintes pontos:

1) Divulgue sua live com antecedência de em média 1 semana;

2) Se possível, utilize mídia paga e perfis parceiros na divulgação, isso aumenta potencialmente o público que você poderá alcançar;

3) Para captar a imagem você pode utilizar: webcam, câmera do celular ou uma câmera profissional, no último caso, será preciso ter os cabos necessários para conectá-la com seu computador;

4) Utilize um tripé, isso garante a estabilidade da imagem e te deixa com as mãos livres;

5) No dia da live garanta que você tenha uma boa conexão com a internet, caso utilize o computador, de preferência por conectar ele com a internet via cabo.

Gostou das nossas dicas? Quer saber como fazer uma live passo a passo em uma das plataformas acima? Comenta aqui que iremos te ajudar!

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