/ Blog

Um fórum de debate dos temas da comunicação, aberto à participação de todos os que atuam no segmento. Entre e deixe o seu recado.

Cinco dicas para escolher um bom título para o seu texto

26 outubro 2021

Um bom título deve chamar a atenção do leitor e resumir o assunto do qual ele trata

 

Na hora de escolher ler ou não determinado conteúdo a capa de apresentação e o título fazem toda a diferença.

É fundamental que o título combine com o tema escrito e seja relevante para a proposta.

Detalhes como a quantidade de caracteres também fazem com que o conteúdo ganhe mais destaque ou não nos buscadores do Google.

Confira abaixo cinco dicas para fazer um título atraente e com boa performance nos buscadores:

 

1- Clareza e objetividade

Antes de pensar como um redator, imagine que você é o leitor.

O título deve sintetizar o que o leitor vai encontrar ao longo do conteúdo. Além disso, um título estratégico pode fazer o corretor identificar que você está entregando um texto realmente relevante. Por isso, seja simples, objetivo e claro.

 2- Nada de frases longas

Títulos devem ser curtos. Procure usar poucas palavras e evite que o tamanho da frase ultrapasse duas linhas. Quando o comprimento excede 62 caracteres, os mecanismos de busca tendem a ignorar o restante do título e isso pode influenciar na taxa de abertura do conteúdo.

3 – Criatividade

Conforme mencionado, o título deve ser curto e objetivo. Mas nada impede que você aposte na criatividade com frases bem convidativas. Verbos de ação combinados com um convite são sempre bem-vindos!

4 – Senso de urgência

Dependendo da estratégia do conteúdo, títulos que despertam gatilhos mentais podem ser muito interessantes. Para isso, aposte no senso de urgência.

Quando o leitor se depara com um conteúdo urgente sente a necessidade de consumi-lo ou de realizar algo. Você pode usar expressões como “somente hoje”, “imediatamente” e “aprenda agora mesmo”.

5 – Desperte curiosidade

Muitas técnicas podem ser usadas para que um título seja interessante. Despertar a curiosidade do leitor é uma das formas de fazê-lo ler o conteúdo para descobrir algo. Por isso, aposte em frases que despertem essa curiosidade e sejam atraentes.

Eulália Vieira

Relações Públicas, formada pela Fapcom, apaixonada por livros e filosofia.

CONTRIBUA COM O BLOG PRESS

Envie seu texto para [email protected]

Blog Press