Cinco dicas para escolher um bom título para o seu texto
26 outubro 2021Um bom título deve chamar a atenção do leitor e resumir o assunto do qual ele trata
Na hora de escolher ler ou não determinado conteúdo a capa de apresentação e o título fazem toda a diferença.
É fundamental que o título combine com o tema escrito e seja relevante para a proposta.
Detalhes como a quantidade de caracteres também fazem com que o conteúdo ganhe mais destaque ou não nos buscadores do Google.
Confira abaixo cinco dicas para fazer um título atraente e com boa performance nos buscadores:
1- Clareza e objetividade
Antes de pensar como um redator, imagine que você é o leitor.
O título deve sintetizar o que o leitor vai encontrar ao longo do conteúdo. Além disso, um título estratégico pode fazer o corretor identificar que você está entregando um texto realmente relevante. Por isso, seja simples, objetivo e claro.
2- Nada de frases longas
Títulos devem ser curtos. Procure usar poucas palavras e evite que o tamanho da frase ultrapasse duas linhas. Quando o comprimento excede 62 caracteres, os mecanismos de busca tendem a ignorar o restante do título e isso pode influenciar na taxa de abertura do conteúdo.
3 – Criatividade
Conforme mencionado, o título deve ser curto e objetivo. Mas nada impede que você aposte na criatividade com frases bem convidativas. Verbos de ação combinados com um convite são sempre bem-vindos!
4 – Senso de urgência
Dependendo da estratégia do conteúdo, títulos que despertam gatilhos mentais podem ser muito interessantes. Para isso, aposte no senso de urgência.
Quando o leitor se depara com um conteúdo urgente sente a necessidade de consumi-lo ou de realizar algo. Você pode usar expressões como “somente hoje”, “imediatamente” e “aprenda agora mesmo”.
5 – Desperte curiosidade
Muitas técnicas podem ser usadas para que um título seja interessante. Despertar a curiosidade do leitor é uma das formas de fazê-lo ler o conteúdo para descobrir algo. Por isso, aposte em frases que despertem essa curiosidade e sejam atraentes.