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Por que ter um planejamento de comunicação?

08 janeiro 2019

O momento mercadológico atual do nosso país não é o mais favorável para as empresas. A fase é hiper em tudo: muitas marcas no mercado, muita concorrência, muitos públicos diferentes e por ai em diante. Esses fatores, e muitos outros não mencionados, dificultam a visibilidade das empresas. Muitas marcas e organizações deixaram de crescer ou não conseguiram se manter estáveis por pular etapas importantes na comunicação. A começar pelo planejamento.

Um bom planejamento de comunicação pode ser a solução para esse dilema de: “Como alcançar o lugar onde tanto sonho chegar”? Ele vai direcionar a forma como a comunicação da marca ou empresa deverá ser feita. Será identificado onde a empresa está e em que lugar ela quer chegar. Dessa forma, traçando meios adequados para atingir os resultados desejados.

Nas relações públicas, o plano de comunicação varia de acordo com a estratégia de cada empresa. Mas, para que essa comunicação seja realmente eficaz, é necessário ter claro quais são os objetivos almejados pela empresa em questão. Essa identificação faz toda diferença na elaboração do plano de comunicação.

O planejamento de comunicação pressupõe uma visão ampla, diferente de um planejamento de campanha, que trabalha apenas em uma ação específica. É importante refletir sobre a importância do todo e não apenas dos consumidores finais. Aspectos como histórico da marca, análise de cenário e mercado, objetivos, público-alvo, estratégia, canais, orçamento e cronograma são os pontos principais para a execução de um bom plano de comunicação.

A efetividade do plano de comunicação também depende de um trabalho em conjunto, somando as capacidades de todas as áreas e públicos envolvidos, formando, assim, a comunicação integrada, que é o trabalho da construção da percepção de uma marca, por meio das ações de comunicação, que traduzirão o conceito dessa empresa.

O planejamento de comunicação define qual o papel que será desempenhado por todos envolvidos. Convido vocês a refletirem e a se aprofundarem em um planejamento de comunicação.

 

 

 

Aline Almeida

Aline é jornalista, especializada em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP e em gestão de mídias sociais pelo Centro Universitário Belas Artes. Atuou como assessora de imprensa e social media em Museus e outros equipamentos espaços culturais do Governo do Estado de São Paulo. Também trabalhou com comunicação corporativa. Hoje, é responsável pelo marketing digital na Press a Porter. Aline é inquieta e está sempre atrás de algo novo para seus clientes. Come muito, ama cinema e é doida por sua cachorrinha Aurora.

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