Por que ter um planejamento de comunicação?
08 janeiro 2019O momento mercadológico atual do nosso país não é o mais favorável para as empresas. A fase é hiper em tudo: muitas marcas no mercado, muita concorrência, muitos públicos diferentes e por ai em diante. Esses fatores, e muitos outros não mencionados, dificultam a visibilidade das empresas. Muitas marcas e organizações deixaram de crescer ou não conseguiram se manter estáveis por pular etapas importantes na comunicação. A começar pelo planejamento.
Um bom planejamento de comunicação pode ser a solução para esse dilema de: “Como alcançar o lugar onde tanto sonho chegar”? Ele vai direcionar a forma como a comunicação da marca ou empresa deverá ser feita. Será identificado onde a empresa está e em que lugar ela quer chegar. Dessa forma, traçando meios adequados para atingir os resultados desejados.
Nas relações públicas, o plano de comunicação varia de acordo com a estratégia de cada empresa. Mas, para que essa comunicação seja realmente eficaz, é necessário ter claro quais são os objetivos almejados pela empresa em questão. Essa identificação faz toda diferença na elaboração do plano de comunicação.
O planejamento de comunicação pressupõe uma visão ampla, diferente de um planejamento de campanha, que trabalha apenas em uma ação específica. É importante refletir sobre a importância do todo e não apenas dos consumidores finais. Aspectos como histórico da marca, análise de cenário e mercado, objetivos, público-alvo, estratégia, canais, orçamento e cronograma são os pontos principais para a execução de um bom plano de comunicação.
A efetividade do plano de comunicação também depende de um trabalho em conjunto, somando as capacidades de todas as áreas e públicos envolvidos, formando, assim, a comunicação integrada, que é o trabalho da construção da percepção de uma marca, por meio das ações de comunicação, que traduzirão o conceito dessa empresa.
O planejamento de comunicação define qual o papel que será desempenhado por todos envolvidos. Convido vocês a refletirem e a se aprofundarem em um planejamento de comunicação.