Papel da comunicação corporativa no pós-pandemia
18 outubro 2021Distantes, mas integrados
A comunicação sempre foi um dos principais elos entre os seres humanos. Quando passamos por grandes tragédias ou fatos marcantes, naturalmente esse processo ganha ainda mais peso, já que tem total impacto em várias frentes. Com a pandemia de COVID-19, que assola todo o planeta, não é diferente. No mundo corporativo, temos que partir do princípio de que boa parte das empresas devem manter seus funcionários em home office, o que torna a comunicação interna ainda mais desafiadora, já que a prática do trabalho remoto garante produtividade, porém perde em proximidade e humanização.
Em 2020, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) realizou uma pesquisa com empresas de diversos setores sobre os desafios da Covid-19 para a comunicação organizacional. Entre os dados apresentados, 83% dos profissionais consideram que a comunicação interna foi a área que teve seus processos mais impactados pela crise durante a pandemia. Adicionalmente, 55% dos entrevistados afirmaram que o principal desafio das organizações foi manter os colaboradores engajados e produtivos durante esse período – frente os 45% que citaram o de proteger a saúde financeira da organização.
Não ter o colaborador presente na empresa, exige criatividade para ser assertivo na comunicação e manter a missão e valores da companhia ativos. Explorar novos canais ou ferramentas pode ser o primeiro passo para ter sucesso e manter os funcionários engajados e produtivos no conforto de seus lares. As soluções tecnológicas, que já eram preponderantes, passam a ser obrigatórias. Opções não faltam. Mensagens-chave e informações claras são essenciais para que o colaborador siga ao lado da empresa e, principalmente, atualizado sobre os próximos passos da companhia, afinal, o que a pandemia mais intensificou em todos os sentidos é a sensação de insegurança e dúvida. Estar integrado quanto ao atual momento da empresa pode ser até mais importante, em alguns casos, do que uma eventual promoção.
As decisões da empresa sempre devem ser compartilhadas em primeira mão com os colaboradores, antes de serem externalizadas. É uma maneira para que o funcionário se sinta parte estratégica do negócio. Pode ser muito desagradável para o colaborador que esteja em seu lar trabalhando, saber de algum fato novo da companhia, sem ao menos ter o mínimo de informações. Outra solução interessante é diversificar os formatos de comunicação interna, visando deixar o processo menos maçante possível. Vídeos, fotos e e-books são algumas alternativas para manter o funcionário envolvido com as principais novidades corporativas. Manter a frequência de comunicação também é outro ponto relevante neste desafio, já que a periodicidade pode tornar a ação menos cansativa e monótona. O papel das lideranças também é fundamental no processo, já que têm em suas mãos o “poder” de engajar e fortalecer a confiança na empresa.
A Telhanorte Tumelero, maior rede de lojas de material de construção do Brasil, é um exemplo positivo de grande parte dos pontos aqui tratados. Há mais de um ano, a empresa estabeleceu lives com a participação do CEO da empresa em todas as sextas-feiras. Dessa forma, além dos milhares de funcionários se informarem sobre as principais novidades da empresa, podem interagir diretamente com a principal liderança, se tornando mais do que apenas um compromisso corporativo, mas também uma troca valiosa de experiências entre os envolvidos.
A pandemia trouxe uma nova realidade a todos, o distanciamento social e todos os demais termos que tivemos que aprender e lidar no período, porém a comunicação não perdeu seu lugar, pelo contrário, ganhou ainda mais protagonismo e demandou de todos a inteligência de buscar novos caminhos para nos mantermos integrados e próximos, mesmo distantes.