/ Blog

Um fórum de debate dos temas da comunicação, aberto à participação de todos os que atuam no segmento. Entre e deixe o seu recado.

Como a comunicação corporativa pode contribuir com o direcionamento estratégico de uma organização?

08 abril 2019

A equipe de comunicação corporativa de uma empresa pode ajudar e muito no trabalho de alinhamento dos colaboradores, não só na divulgação das mensagens ligadas ao planejamento estratégico, mas, principalmente, na tradução das diretrizes desdobradas a partir do direcionamento. Deixar claros os pilares que sustentam a estratégia da organização é importante para a compreensão do contexto e fundamental para que todas as equipes trabalhem em sintonia, caminhando paralelamente, mas em busca do “ótimo global”.

O jornalista de empresa não pode apenas conhecer os objetivos estratégicos da organização, precisa se aprofundar no tema para compreender as abordagens necessárias, considerando desdobramentos econômicos, políticos e de mercado, de acordo com a situação da empresa. Esse é mais um dos casos em que é imprescindível estar por dentro do que será dito.

Buscar pautas que se enquadrem nos temas é um ótimo início. Apurar, buscar informação, relacionar-se com as principais áreas envolvidas no trabalho são comportamentos mais do que esperados. A proatividade é ainda mais bem-vinda em trabalhos assim, afinal, a equipe de comunicação preenche uma lacuna decorrente do fato de que profissionais das áreas responsáveis pela elaboração do direcionamento estratégico não possuem expertises necessárias de divulgação, engajamento, endomarketing etc.

Reunir o conteúdo e apresentá-lo de forma unificada, com identificação visual e elementos que facilitem a assimilação por parte dos colaboradores é um bom caminho. Uma identidade visual própria e elementos gráficos criados especialmente para o tema auxiliam na recepção das mensagens. Fazer com que os colaboradores compreendam que todo o conteúdo faz parte de algo maior, único e que vai direcionar os rumos da empresa por um bom período, auxilia para que recebam com mais atenção as informações. O que é estratégico é importante, logo, merece destaque.

Quando colaboradores estão engajados, ganha a empresa e ganham os próprios colaboradores. Melhorias em produtividade, eficiência e clima organizacional, aumento do índice de acertos e diminuição de retrabalho e potencialização do plano de carreira da organização são alguns exemplos de ganhos que podem ser proporcionados, mesmo que indiretamente, por um trabalho bem feito de comunicação. Sua empresa precisa de um apoio com o direcionamento estratégico? Procure um profissional de comunicação corporativa.

Gabriel Rocha

Gabriel Rocha é jornalista, graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e trabalha há quatro anos com comunicação interna, depois de passar por redação e assessorias de imprensa. Possui MBA em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e está, atualmente, em fase de conclusão de uma pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

CONTRIBUA COM O BLOG PRESS

Envie seu texto para [email protected]

Blog Press