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A importância da assessoria de imprensa em meio à pandemia

02 junho 2020

O mundo todo se transformou em poucas semanas. A pandemia do Covid-19 trouxe uma nova realidade para diversos setores e no de comunicação não é diferente. O trabalho de assessoria de imprensa voltou a ganhar os holofotes. Sempre importante para o gerenciamento da imagem dos clientes, a prática tem sido essencial e eficaz para que as companhias possam se sobressair em meio a esses meses de incerteza. Afinal, a comunicação correta neste momento de volatilidade das empresas, seja B2B ou B2C, é vital para que possam buscar os rumos certos diante das dificuldades encontradas.

Foi preciso agir rápido. O momento, em muitas situações, aproximou de maneira acentuada as empresas de suas agências de comunicação. O diálogo e a transparência foram os principais pilares que norteiam o trabalho nesse período. Todos se tornam ainda mais vigilantes das ações das marcas, sejam estas atividades institucionais ou sociais. Os consumidores, as empresas parceiras, os órgãos públicos e, claro, a imprensa, que também passa pela “metamorfose da pandemia”, oferecendo diferentes abordagens.

Foi preciso rever o planejamento. A crise de saúde e econômica escancarou a capacidade ou não das empresas, em conjunto com suas agências, de se reinventar. Buscar novas soluções e caminhos, ainda pouco percorridos, foram algumas apostas que foram necessárias. Arriscar foi a opção. Equilibrar foi o dever.

Há também o fato do jornalismo tradicional ser considerado o canal mais confiável que a população busca informações em relação à pandemia. De acordo com estudo da MindMiners, revistas impressas e TV são considerados os veículos mais confiáveis. Dados apresentados pela Kantar Thermometer apontam que 79% dos entrevistados consideram a TV o meio mais confiável para se obter informações sobre o coronavírus. Isso reforça ainda mais a importância da assessoria de imprensa, que mantém o relacionamento direto com estes stakeholders.

Um dos pontos importantes nesse processo, foi de tornar ainda mais a comunicação humanizada e contextualizada com a realidade. A empatia com o que ocorre em todo o mundo é essencial para manter a imagem da empresa sólida. A nova linha adotada é basicamente uma regra, limitando algumas ações e iniciativas previstas que poderiam, dentro de alguma avaliação, serem encaradas como mal colocadas para o momento. O trabalho de benchmark também se torna uma referência obrigatória para a execução das próximas ações.

Em meio à crise que todos atravessam, a reinvenção é uma exigência diária e a assessoria de imprensa tem papel fundamental no processo, buscando diferentes alternativas para que a imagem da empresa siga intacta perante uma sociedade que está cada vez mais atenta a todos os passos corporativos.

Fábio Borges

Fábio tem 30 anos, é formado e amante do jornalismo. Corinthiano, nem um pouco atleta, adora estar antenado em tudo que rola no mundo. Sempre às ordens na nave-mãe Press à Porter.

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