10 dicas para uma boa concorrência privada
21 outubro 2020O otimismo por uma guinada positiva da economia e a retomada de investimentos que foram interrompidos ao longo do ano por conta da pandemia têm gerado uma intensa movimentação no mercado de comunicação corporativa. Sim, as concorrências privadas voltaram com tudo!
Mas nem tudo são flores. Infelizmente, muitos processos de contratação de agências continuam viciados. Falta de transparência, ausência de critérios claros ou exigência de prazos muito curtos são algumas situações rotineiramente encontradas.
Se você, gestor, planeja abrir uma concorrência nos próximos tempos, aqui vão algumas dicas que fazem parte de uma cartilha feita pela ABRACOM (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) para tornar os processos mais eficientes para todas as partes.
1. Faça um briefing único para todas as agências e deixe claro o escopo e as necessidades;
2. Trate todas as agências de forma imparcial e igualitária;
3. Defina um cronograma com prazos justos para as agências poderem mergulhar no projeto;
4. Apresente os critérios de avaliação técnica e comercial;
5. Avalie a agência pela proposta apresentada, pelo histórico e por trabalhos realizados, além da experiência;
6. Abra um canal de diálogo e responda de forma coletiva aos questionamentos feitos pelas agências;
7. Verifique o regime de contratação da equipe e selecione empresas que trabalham em conformidade com a legislação;
8. Respeite os direitos autorais das agências na proposta criativa;
9. Garanta transparência em toda a concorrência;
10. Ao fim da concorrência, dê feedback detalhado a cada um dos participantes.