Mailing de imprensa e as estratégias para gerar notícias
23 junho 2020O mailing de imprensa é uma ferramenta que contém os contatos dos jornalistas, usado para divulgações de releases. Parece simples, né? Mas a forma de uso e principalmente como montar um bom mailing é que faz toda diferença para ter sucesso nas divulgações.
Como montar um mailing?
A importância de ter uma boa pauta é a mesma para o release, afinal, um não funciona sem o outro. Para estruturar o mailing é necessário ter o veículo, qual tipo de mídia esse veículo pertence, nome, e-mail e telefone do jornalista – que na maioria das vezes é o telefone da redação. Se você tiver o celular, parabéns, você está em outro nível! E por último, a editoria. Pronto, você tem um mailing.
Como utilizar o mailing?
Esse tanto de informação precisa ser utilizado de forma inteligente, pois usar um mailing de forma abrangente é um grande erro. Vamos pensar juntos, se o material que você vai divulgar está relacionado a saúde, faz sentido disparar para todas as editorias do mailing? A resposta é não. Agora, indo mais fundo na estratégia, o assunto do release é de alcance nacional ou faz sentido apenas para a região que é a “praça” do cliente? Essas questões são importantes para identificarmos quais canais teriam interesse na pauta e mais do que isso, tentarmos localizar o jornalista ideal para o tema.
Busque sempre filtrar o mailing.
Mesmo que o assunto esteja dentro da editoria que você costuma divulgar, isso não significa que os veículos divulgam tudo sobre o setor. Por exemplo, divulgar sobre os novos negócios de uma empresa de construção é diferente de divulgar uma vitrine de produtos para reforma da casa. Não deixa de envolver o mesmo segmento, mas os objetivos são diferentes e com isso, os canais também serão.
Filtrando os contatos fica até mais prático para tentar um vínculo com os jornalistas e gerar relacionamento. E, também, evita gerar mal-estar por enviar assuntos que obviamente não cabem ao canal e nem correspondem a linha de trabalho do profissional.
Hoje em dia há muitas plataformas de mailings e ferramentas de disparo de release, e a dica de filtrar permanece. Muitas dessas plataformas categorizam os veículos de forma abrangente. Por exemplo, a editoria de negócios contém todos os veículos que tratam sobre negócios, como negócios sobre indústria alimentícia, setor de construção, de entretenimento, imobiliário e etc. Se a sua pauta for sobre o setor de construção, não vale a pena disparar para todo o mailing de negócios e acabar enviando o release para um veículo que trata sobre negócios hospitalares. Por isso, opte por avaliar os veículos que a plataforma vai gerar antes de divulgar o release.
Atualize o mailing, sempre!
O mundo é uma caixinha de surpresas, então hoje o jornalista pode ser o responsável pela editoria de carreira, amanhã pode estar escrevendo sobre outro tema, ter ido atuar em outro veículo, ou mudado o lado e agora estar como assessor de imprensa. Ou até mesmo, assumir a área de comunicação de uma grande empresa. Como saber de tudo isso? Sempre atualizando o mailing, entrando em contato com os veículos para identificar possíveis mudanças, principalmente com canais que você ainda não tem um relacionamento forte.
Um mailing bem organizado pode aumentar as chances de emplacar a matéria e principalmente, auxiliar na hora dos follows e impactar positivamente a divulgação. Afine os contatos, estude sobre os canais e para quem você enviará. O objetivo final é conquistar matérias, se não deu certo, reveja onde pode mudar, pode ser o mailing e estratégia de divulgação ou talvez a abordagem da pauta.