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Como atrelar o trabalho de Relações Públicas com os influenciadores digitais

14 abril 2020

Blogueiros, influenciadores, criadores de conteúdos.. entenda como esse mercado vem transformando as estratégias de comunicação

 

Não é surpresa que a forma de consumir informação mudou. E junto com essa mudança, os profissionais de RP foram encontrando seu espaço para colocar em prática todas as técnicas que resultam no bem mais precioso de uma empresa: o relacionamento com o cliente. Há diversas formas de estreitar esse laço com o consumidor, mas independente de como é feito,  utilizar criadores de conteúdo em ações online têm sido a nova estratégias das marcas para se aproximar do seu público-alvo.

Mas por que as empresas tem dado tanta atenção aos influenciadores digitais?

 

A resposta é mais simples do que se imagina. Atualmente, podemos escolher o que consumir e quando consumir. Na internet, as publicidades ininterruptas, informando nada além do básico, já não chamam tanta atenção como antigamente. O que as grandes marcas têm buscado são influenciadores que sabem transmitir a essência do seus produtos ou serviços, de forma descontraída e certeira, como se fossem dicas que amigos trocam em uma conversa, algo que não acontece nos meios tradicionais.

E quais são os primeiros passos para investir nos criadores de conteúdos?

 

Para uma comunicação efetiva, é necessário tomar alguns cuidados. O primeiro passo é analisar a sua empresa. Sim! Entenda sobre o seu produto, as suas funcionalidades e qual seu target. Em seguida, desenvolva uma estratégia para trabalhar no âmbito digital. Hoje, criar conteúdo vai muito além de um hobbie, e por isso, ter o apoio de grandes influenciadores consiste em investir mais dinheiro.

Felizmente, os microinfluenciadores vem ganhando cada vez mais espaço, mostrando um custo-benefício que vale a pena o investimento. Esses influencers são mais próximos de seu público, e consequentemente, tem mais relevância entre seus seguidores. O relacionamento é criado na base da confiança, fazendo com que o usuário se torne fonte segura de recomendações. Ou seja, esse nicho influencia muito mais no poder de decisão de compra para o seu público-alvo. Bingo!

Com tantos influenciadores pelas redes sociais, é muito importante ser estratégico e assertivo nas suas escolhas, afinal, eles serão os porta-vozes da sua marca. Uma ferramenta que fará toda a diferença nesse processo são os mídias kits, um relatório com dados demográficos, de audiência e engajamento das redes sociais. Com o portfólio em mãos, você analisa seus números e  conhece um pouco mais sobre os assuntos abordados pelo influenciador.

Por fim, o último passo – e um dos mais importantes – consiste em desenvolver uma estratégia para a sua comunicação. Um método muito utilizado são os Press Kits, um kit com o objetivo de apresentar uma empresa, produto ou serviço. A sua fama é principalmente pela sua versatilidade e custo, além da possibilidade de gerar divulgação espontânea. A grande sacada das equipes de RP é pensar em como desenvolver um kit diferente que valha a pena uma divulgação.

Chegar nesse resultado não é fácil. Você precisa conhecer o influenciador a fundo, saber o que ele consome no dia a dia, o que ele gosta, os seus bordões, como se comunica, como seus seguidores se comportam e o que mais precisar investigar para entregar uma ação que encha os olhos dos contemplados.

Algumas marcas são referência no assunto com seus cases de sucesso, já que investem em kits personalizados, complementando a experiência do influenciador com os seus produtos ou serviços. Outro ponto que faz toda a diferença é a cartinha que acompanha esse kit, explicando as particularidades do produto. Pense em como conversar com o influenciador de uma forma mais íntima e especial, pois os pequenos detalhes fazem toda a diferença!

Trabalhar com influenciadores digitais não é uma tarefa fácil, requer muita pesquisa, relacionamento e estratégia. Mas os frutos colhidos por todo o trabalho feito é surpreendente

Ana Luisa Mousinho

Ex-professora de inglês que resolveu se jogar no mundo das Relações Públicas. Atualmente, ocupa o cargo de Assistente de Comunicação Corporativa Jr. na Press à Porter. Para ela, sua maior virtude é compartilhar experiências e evoluir com as trocas profissionais.

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