A visão de uma RP como Social Media
11 janeiro 2017*Por Bárbara Capolete
É isso mesmo que você acabou de ler: sou Relações Públicas, mas me apaixonei pelo universo digital ainda na faculdade. E essa paixão me levou para um lado que muitos diriam ser da publicidade, das ideias mirabolantes e da visão de marca. Confesso que muitas vezes pensei estar na vertente errada da comunicação, mas eu e mais uma porção de profissionais resolvemos contrariar o senso comum e constatamos que as mídias sociais são de todos, mas elas ficam ainda mais estratégicas nas mãos de um RP.
O trabalho no marketing digital é muito mais do que criar peças que acompanhem os memes da internet. É claro que estar antenado aos acontecimentos é um dos principais pontos da rotina do profissional, mas conhecer o público, adequar a linguagem e alinhar um conteúdo rico (e relevante para cada stakeholder) são fatores imprescindíveis.
Ser RP nesse mercado é interpretar cada interação com olhos de Tandera e observar os dois lados do relacionamento: o do consumidor e o da marca. Afinal, é da mídia online que muitas crises nascem, partem para a imprensa e (muitas vezes) fogem da alçada do puro trabalho de social media. Percebe a importância de um RP?
Mas não é só o RP/social media que estuda e acompanha as mídias sociais. A ferramenta não passa despercebida aos olhos de nenhum profissional da área, já que é lá que muitos públicos se manifestam, opinam e interagem com as marcas (e entre si). E essa é a base do nosso trabalho: o contato. Somos porta-vozes dos nossos clientes, difusores da imagem e gerenciadores da reputação e estarmos atentos aos universos onde flui a comunicação é nosso dever diário.
Vamos conversar? 🙂