Uma história vale mais do que números: Como a sua empresa pode investir em pautas que cativam
08 julho 2020Trabalhar somente estatísticas nos conteúdos divulgados para a mídia parece não ser mais suficiente. Entenda como a sua empresa pode apresentar diferenciais ao investir em uma comunicação humanizada e dirigida
Hoje em dia, e cada vez mais, as empresas buscam espaço em veículos de comunicação para valorizar sua marca e se relacionar com o público. No entanto, os conteúdos divulgados muitas vezes acabam dando enfoque somente aos números da companhia, evidenciando a questão estática. Com isso, a parte mais humana do negócio, que pode ser trabalhada por meio de uma narração simples e engajadora, é deixada de lado. Veja como explorar essa possibilidade.
Por que produzir conteúdos que trabalhem personagens e histórias?
As pessoas estão cada vez mais críticas com relação ao tipo de conteúdo que consomem, levando em consideração o que de fato agrega e gera identificação. Números, embora sejam importantes e ilustrem o percurso da empresa, não são capazes de gerar identificação e aproximação. Por isso, é fundamental que a empresa também trabalhe com pautas que gerem empatia no público.
Conheça sua persona
O primeiro passo antes de produzir qualquer conteúdo é conhecer o perfil da sua persona, assim o texto será escrito de forma direcionada e personalizada, fazendo com que o leitor se sinta acolhido.
Como escolher temas para a sua pauta
Os temas podem ser diversos: é possível construir pautas focadas em questões sociais do entorno da empresa, por exemplo, ou mesmo de implicação mais ampla como dicas para consumo consciente e alimentação adequada. Utilize personagens e/ou exemplos com os quais o leitor se identifique.
Invista em uma linguagem acessível
Quando se trabalha pautas focadas em uma comunicação mais intimista, é importante deixar de lado a linguagem usada quando normalmente se fala em números. O conteúdo deve ser escrito de modo que qualquer pessoa possa interpretá-lo.
Construa narrativas que tenham a ver com o perfil da sua persona
Ainda na linha de um texto simples, os personagens devem ser construídos de modo que o leitor se identifique com eles. Se baseie nas características e preferências da sua persona para criar conteúdos que remetam à realidade dela.
Destaque a comunicação da sua empresa com uma abordagem que vai além dos números
Conforme mencionado, números são importantes, mas não são suficientes para ilustrar toda mensagem que a empresa pode passar ao seu público. Por isso, invista na divulgação de pautas que dialoguem de forma prática e simples com as necessidades da sua persona, dando à marca uma imagem mais humanizada.