Comunicação B2(não só)B
06 dezembro 2021Durante muito tempo, era simples perceber diferenças entre as formas como empresas B2C e B2B se comunicavam, especialmente no que diz respeito à comunicação externa tanto via anúncios publicitários quanto assessoria de imprensa. Por conta da própria natureza de cada tipo de negócio, no caso de empresas B2C as mensagens sempre tiveram um perfil mais pessoal para se aproximar do consumidor, enquanto as companhias B2B tinham como foco divulgar informações sobre seus produtos e soluções, bem como dos benefícios que proporcionam para as empresas que são suas clientes.
Essas distinções entre as formas de comunicar revelam também traços específicos da cultura de cada tipo de empresa, com as companhias B2C apresentando-se de uma forma mais humanizada e procurando até mesmo expor mais seu ambiente interno de forma positiva, mostrando uma equipe de colaboradores engajada e satisfeita. Evidentemente, as empresas B2B, como qualquer negócio, também se preocupam com suas equipes terem um bom clima, mas levar isso a público possivelmente não era tido como prioritário. No entanto, alguns fatores mudaram essa realidade e tornaram ainda mais importante que as empresas B2B lembrem que também são formadas por… pessoas.
O advento das redes sociais e comunicação digital é certamente o que mais influenciou nessa transformação de paradigmas. Isso porque ao dar voz às pessoas, fez com que todas pudessem ser um potencial porta-voz das marcas de certa forma, seja como colaborador ou parceiro, por exemplo. Com essas ferramentas em mãos, elas passam a fazer parte do processo de influenciar na formação de opinião do público e, por isso, ter um olhar mais humanizado e com uma presença mais notável de pessoas passou a ser imprescindível para todas as empresas, até mesmo para criar uma identidade e também identificação. Isso significa, principalmente, mostrar um interesse genuíno pelo bem estar de todos, colaboradores ou não, para que eles possam contribuir para a construção da reputação de um negócio, inclusive B2B, ao divulgar informações positivas sobre elas em seus perfis na Internet, inclusive em canais de comunicação importantes mesmo sem serem abertos para o público como o WhatsApp.
Outra razão para uma empresa B2B considerar uma comunicação mais humanizada e olhar com atenção especial para as pessoas, especialmente de sua própria equipe, é que isso propicia um melhor ambiente de trabalho, com uma maior tendência de atrair e reter talentos, o que é bastante benéfico para qualquer empresa. No caso de companhias B2B em particular, isso é ainda mais desejável já que a longevidade da equipe é um ativo muito valioso, pois funcionários especializados em nichos específicos não são tão fáceis de encontrar, além de esses profissionais terem um contato bastante próximo e trocarem experiências entre si.
Por último, mas não menos importante, um dos objetivos básicos de qualquer empresa que invista em comunicação é construir uma reputação sólida e, claro, isso se aplica também às que são B2B. Assim, uma das maneiras de se alcançar isso é obter reconhecimento pelo mercado por meio de premiações concedidas por iniciativas de entidades, empresas ou veículos de comunicação, por exemplo, até porque ser premiado é uma informação positiva para se divulgar sobre uma companhia. E alguns dos prêmios mais importantes destinados ao meio corporativo referem-se justamente ao ambiente de trabalho e são baseados em pesquisas com colaboradores delas. É o caso do Great Place to Work e do ranking de Melhores Empresas para se Trabalhar da revista Forbes. Constar nessas listas sem dúvida traz um ganho de imagem para empresas e há espaço também para as B2B. Para conquistá-lo, lembrar das pessoas que integram o time da empresa é imprescindível.