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A importância da comunicação interna para as organizações

24 julho 2018

*Por Erica Carmo

Transparência, interação e engajamento entre organização e colaboradores. Pode-se dizer que é o princípio básico da comunicação interna. A boa comunicação se tornou uma necessidade para as empresas que buscam resultados e estabilidade em meio ao mercado cada vez mais competitivo. Principalmente para pequenas empresas, em que há baixo fluxo de funcionários e imagina-se que não seja necessária essa prática, é onde mora o perigo.

Entre todos os stakeholders que existem, o público interno é certamente o mais importante, afinal, quem faz a empresa crescer se não os colaboradores? Lembrar dos profissionais da casa possibilita não só atingir bons resultados, mas faz com que eles sejam os primeiros porta-vozes da marca.  Um funcionário desinformado e desmotivado não será produtivo, por isso, estratégias para levar informações relevantes, ações de integração e relacionamento interpessoal, trocas de experiências entre os departamentos, reconhecimento e valorização etc. são formas de atingir e até mesmo engajar os colaboradores.

Além disso, certamente, essas ações evitam os famosos boatos e, dessa forma, o colaborador também passa a confiar mais na empresa. Quando se sabe quais são os objetivos que se pretende atingir, fica mais fácil cooperar para que isso aconteça. A missão, a visão e principalmente os valores não podem ficar apenas no papel, devem ser praticados. É ter e fazer prevalecer a cultura organizacional.

Outro detalhe importante é que a CI deve ser acessível, ou seja, a informação deve vir de cima pra baixo e de baixo pra cima, para que todos falem e sejam ouvidos. Assim, o clima organizacional flui de forma mais positiva e eficaz. Aproveito para destacar a frase de Marlene Marchiori: “chega a ser irônico pensar que neste novo mundo, altamente tecnológico, com tantas transformações, o sucesso de um empreendimento continua a estar centrado nas pessoas. É por meio da comunicação que uma organização recebe, oferece, canaliza informação e constrói conhecimento, tomando decisões mais acertadas”. Arrisco a complementar ainda assim, antes de pensar no público externo, que tal analisar como estão e o que pensam seus colaboradores?

Érica Carmo

É Relações Públicas formada pela Fapcom e integra o núcleo de consumo e serviço na Press à Porter. Observadora, é aquela clássica escorpiana, ora séria, ora divertida. Tem ‘respeito’ como sua palavra de ordem. Não dispensa um bom café, futebol, séries e livros.

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