/ Blog

Um fórum de debate dos temas da comunicação, aberto à participação de todos os que atuam no segmento. Entre e deixe o seu recado.

Áudio-release: ferramenta inteligente oferece praticidade e otimização de tempo

23 agosto 2016

*Por Fábio Borges

Ao longo da história da prática de assessoria de imprensa no Brasil, diversas ferramentas foram desenvolvidas a fim de estabelecer comunicação entre a fonte e o público. Absolutamente todas essas ferramentas têm como uma só finalidade: permitir acesso à informação para o maior número possível de pessoas. Dessa forma, para que o jornalista pudesse ter, de maneira simples e objetiva, todo o conteúdo e informação que o emissor (cliente/empresa) desejava levar ao público, foi desenvolvida uma nova ferramenta estratégica e abrangente: o áudio-release.

O que seria um áudio-release, Press à Porter?

Trata-se da narração do conteúdo do release que é registrada e editada por programas de áudio. É necessário que o porta-voz apresente boa dicção e seja objetivo e claro nas argumentações. De maneira prática, o áudio pode ser gravado por meio de uma ligação telefônica ou até mesmo pelo envio de um áudio via WhatsApp. Podemos determinar que o áudio-release é uma solução para os jornalistas que desejam receber algo mais abrangente sobre determinado assunto, porém de modo conciso e objetivo. Adicionalmente, pode ser um material de divulgação que permite que profissionais com deficiência visual, por exemplo, também tenham acesso ao conteúdo.

Além de oferecer total praticidade aos jornalistas, o áudio-release é uma solução para o cliente da agência de comunicação, uma vez que ele pode aprovar com antecedência o material que será divulgado e utilizado pela imprensa. A ferramenta ainda auxilia a agência e o cliente na otimização de tempo, fator importante se considerarmos a rapidez com que a informação tem que ser apresentada à mídia. O mesmo conteúdo poderá ser divulgado na mesma data para uma mídia do sul ou nordeste, por exemplo, sem a necessidade do agendamento de novas entrevistas, ação que dependeria da agenda do cliente.

A divulgação do áudio-release é recomendada, sobretudo, quando são envolvidas pautas relevantes para programas de rádio, como lançamento de produtos ou marcas e depoimento ou entrevista do porta-voz da empresa, já que o conteúdo chega editado à produção do veículo e, na maioria das vezes, pronto para ser veiculado.

Podemos assegurar que o áudio-release chegou para se firmar como um dos recursos mais inteligentes adotados pelas assessorias de imprensa. Trata-se de uma solução para evitar erros nas informações que o emissor deseja levar ao público e a garantia do que será veiculado na mídia.

Fábio Borges

Fábio tem 30 anos, é formado e amante do jornalismo. Corinthiano, nem um pouco atleta, adora estar antenado em tudo que rola no mundo. Sempre às ordens na nave-mãe Press à Porter.

CONTRIBUA COM O BLOG PRESS

Envie seu texto para [email protected]

Blog Press