Mobilização em torno de uma causa
1 O Desafio
No fim de 2013, a Santa Casa de Itapira, instituição de saúde que já foi referência no interior de São Paulo, estava falida. As dívidas somavam mais de R$ 3 milhões e os médicos e profissionais de saúde contabilizavam meses de atraso em seus salários. A entidade foi descredenciada pelo SUS, teve que desativar a sua UTI, que não tinha condições de funcionar devido à falta de medicamentos e materiais de procedimento, e contava com apenas alguns leitos em funcionamento.
2 Plano de ação
Criamos a estratégia da campanha SOS Santa Casa de Itapira, com a premissa de que seria necessário mobilizar de forma não-paternalista vários agentes da sociedade local. A campanha tinha duplo objetivo: angariar recursos para salvar o hospital e mobilizar a população, políticos locais e médicos e funcionários em torno da causa. Cuidamos de toda estratégia de comunicação da campanha de forma a envolver rotineiramente a população local, deixando claro que o hospital não apenas estava recebendo recursos, mas um choque de gestão. Além de um painel informativo na porta do hospital, indicando a arrecadação e as melhorias periódicas, foram realizadas reuniões trimestrais com a imprensa local para prestação de contas, sempre com engajamento dos funcionários da instituição.
3 Resultados
A Santa Casa hoje equalizou suas dívidas e iniciou um longo trabalho de reformas estruturais e reformulações administrativas. As dívidas foram equalizadas e a UTI entrou novamente em operação. Em maio de 2015, desenvolvemos a segunda etapa da campanha, batizada de Eu amo a Santa Casa. O objetivo é ampliar a arrecadação com pequenas doações. A agência sugeriu novas formas de arrecadação, por meio da venda de brindes da campanha e de doação de notas fiscais para o programa Nota Fiscal Paulista. Fomos responsáveis pela criação dos brindes (bottons, camisetas e adesivos para carros) e também pela urna de arrecadação da Nota Fiscal Paulista.