Esporte na Cultura Empresarial
1 O Desafio
A American International Group, Inc. (AIG) é uma das organizações líderes no mercado securitário internacional presente em mais de 100 países e jurisdições. Começamos a atender a AIG em 2012 no processo de rebranding global. Uma vez com a marca AIG já fortemente presente no mercado de seguros corporativos, e como parte do plano de crescimento no mercado voltado a pessoas físicas, a seguradora decidiu então capitalizar, localmente, um pilar global de atividades por meio do patrocínio e fomento ao Rugbi. Com um histórico mundial de sucesso com o esporte ao ser, desde 2012, a patrocinadora exclusiva e parceira oficial de seguros da New Zealand Rugby (NZR), que tem entre seus times o famoso All Blacks, o melhor time de rúgbi do mundo, a AIG vem destacando a importância da prática segura do esporte em todo o mundo. A Companhia é ainda parceira da USA Rugby, da Federação Japonesa de Rugby e de programas para a juventude, como os Jogos de Rúgbi dos EUA.
2 Plano de ação
Sob orientação e supervisão do departamento de comunicação da seguradora, apoiamos a criação de parceria com a ONG Alma Rugby e com o Colégio Visconde de Porto Seguro, em um projeto social chamado +Esporte + Valores, que beneficia 40 jovens da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. O projeto está sendo utilizado como vitrine da campanha interna de motivação, baseada nos valores do Rugby: respeito, trabalho em equipe, disciplina, cavalheirismo e prazer de viver.
3 Resultados
Hoje o projeto +Esporte +Valores é um dos pilares da comunicação interna e mudança organizacional da AIG. Na comunicação externa, o projeto foi amplamente destacado por veículos como a Rádio Jovem Pan, o Programa Sports Center, da ESPN, o jornal O Estado de S. Paulo, além dos veículos do trade de seguros. O jornal Lance!, principal veículo de esporte no País, publicou reportagem especial sobre como o patrocínio ao esporte pode ser utilizado na cultura organizacional. Além de coordenar os materiais de divulgação, produzimos os vídeos sobre o projeto para a TV Corporativa da seguradora. Como parte da campanha, a AIG também tornou-se patrocinadora do Prêmio Comunique-se 2015 na categoria Esportes, uma iniciativa de visibilidade, credibilidade de network para a marca.