/ Cases

Conheça histórias bem sucedidas de valorização da imagem de empresas que utilizam as ferramentas de comunicação oferecidas pela Press à Porter.

1 O Desafio

A Forma Turismo é um dos clientes mais antigos da agência. Hoje, a empresa é maior operadora brasileira especializada em viagens estudantis e figura em posição de destaque no setor de turismo como um todo. Quando iniciamos o trabalho, em 2004, entretanto, o desafio foi enorme pois, além de ainda ser uma marca desconhecida, a empresa atua num nicho sensível e que carregava grande rejeição, o de viagem de formatura.

2 Plano de ação

Para tentar reduzir o preconceito existente, trabalhamos em muitos momentos fazendo o advocacy de mercado, ou seja, mostrando que o setor vinha se profissionalizando e atuando de forma séria e responsável. Em alguns casos o nome da empresa não aparecia nas matérias. Outra estratégia vencedora foi carregar na comunicação mais direcionada aos pais, em vez dos jovens, que são o público primário. Passamos a trabalhar ativamente as agências regionais que revendem os pacotes da Forma Turismo, ajudando a conquistar exposição e, consequentemente, gerar negócios para as operações locais.

3 Resultados

Ao longo de mais de 11 anos de parceria, a empresa e o assunto viagem de formatura já ocupou milhares de reportagens positivas em todas as mídias possíveis, de revista Veja a Fantástico (TV Globo), diminuindo consideravelmente o pré-julgamento negativo que existia. A partir do trabalho de fortalecimento de imagem, a Forma Turismo passou a ser constantemente procurada por jornalistas para comentar matérias de setor, de alta do dólar a fretamentos de aeronaves, por exemplo, tanto pela mídia especializada quanto pela grande imprensa. Mais do que isso, há três anos consecutivos um dos sócios da empresa tem sido eleito um dos 50 executivos mais poderosos do setor de turismo no Brasil, fruto do trabalho de relacionamento construído ao longo dos anos.

Blog da Press