O poder dos influenciadores digitais
03 maio 2018*Por Miguel Reina
Em tempos nos quais a opinião de influenciadores digitais contempla maior destaque do que peças publicitárias bem executadas, os pilares críticos da reformulação comunicacional experimentam mudanças aceleradas no mundo moderno. O que podemos assegurar é que estas personalidades da internet estão em ascensão, e a profissionalização desse nicho tornou-se uma realidade no Brasil. É perceptível que o Marketing de Influência apresentou às marcas uma ferramenta estratégica e poderosa para alcançar o público-alvo, estabelecendo conexões entre espectadores e empresas.
Mas, o que eles (influenciadores) possuem de tão relevante a ponto de interferir no poder de decisão de consumo? Por incrível que pareça, atualmente os brasileiros recebem centenas de informações escusadas, o que eleva o grau de retenção seletiva somente para os conteúdos de interesse. Justamente por isso, bloquear ou atravessar notificações de anúncios tornou-se prática recorrente do consumidor, embora a mensagem tenha assertividade para o público em questão. Geralmente, as marcas estão preocupadas em atrelar o conteúdo às fontes seguras, que atribuam confiabilidade e relevância.
Apostar em influenciadores no processo de comunicação da empresa é importante para transformar a mensagem irrelevante em uma ação de engajamento, ressaltando os estímulos de compra consciente, com indicações de produto, curadoria de promoções e reviews, por exemplo. As diferentes formas como os criadores de conteúdo se expressam e conseguem alcançar o público-alvo é a chave do negócio. Irreverência e autenticidade permitem ao receptor da mensagem questionar-se: sim, eles são gente como a gente.
De acordo com levantamento realizado pela Influence Impact Report 2017, da Allison+Partners, afirma-se que 35% dos seguidores de influenciadores digitais tenham se engajado com algum tipo de causa por recomendações dessas pessoas em redes sociais. Dando continuidade aos dados, em 2015, uma pesquisa realiza pela Nielsen Media Research mostrou que 83% dos consumidores confiam em recomendações feitas por pessoas que conhecem, acima de qualquer outra forma de propaganda.
Recorrer aos influenciadores é otimizar tempo e investimento, a fim de alcançar uma audiência qualitativa. Porém, cada tipo de influencer atende objetivos de comunicação específicos e você, como comunicador, deverá ter um olhar macro e estratégico para determinar se é o momento ideal ou não para realizar a ação. Lembre-se de usar o poder da influência a seu favor, com responsabilidade e credibilidade. Por fim, deixo uma reflexão às empresas: evoluir é se sentir mudado e conectado aos pensamentos atuais?