/ Blog

Um fórum de debate dos temas da comunicação, aberto à participação de todos os que atuam no segmento. Entre e deixe o seu recado.

Marcando gols B2B na grande imprensa: o papel dos cases na comunicação da marca

29 novembro 2016

*Por Rosa Pellegrino

A comunicação de clientes B2B (Business to Business) vai muito além de releases sobre produtos. Até porque não basta ter seu cliente B2B inserido nos veículos de comunicação do trade, é fundamental comunicar seu negócio para a grande imprensa. E quando falo em grande imprensa não são apenas sugestões focadas em negócios – aquisições, expectativas de mercado etc. Falo dos produtos também!

Você deve ter arregalado os olhos e repetido “produtos?!”. Sim amiguinho, é possível falar de produto B2B na grande imprensa. Basta mudar a maneira que você entrega essa informação. Aqui na Press à Porter conseguimos gols na grande imprensa ao compartilhar case studies como sugestões.

Case studies são materiais que abordam basicamente os benefícios que o cliente do seu assessorado obteve ao adotar suas soluções, sempre com viés de sustentabilidade e/ou produtividade. O case mostra, de maneira didática e minimamente técnica, o produto do seu assessorado em ação.

Basicamente, você precisa ouvir o cliente que aplicou o produto. Como era o cenário anterior? Qual era a sua necessidade? Quais os benefícios ele obteve ao adotar o produto do seu assessorado? Veja, o foco aqui não é o produto em si – suas características, aplicações, por exemplo – é o resultado que ele proporcionou na aplicação.

Não é necessário entrar em pormenores técnicos. Lembre-se que quem receberá o material são jornalistas, não engenheiros. Pra chamar a atenção do colega basta trazer um dado bacana de benefício: o cliente reduziu o consumo de energia elétrica em 20% ao adotar o equipamento do assessorado; aperfeiçoou em 30% o envase de garrafas graças a aplicação do seu assessorado, e por aí vai.

Os cases ajudam o jornalista entender o que o seu cliente faz de maneira clara, um instrumento que facilita a produção de reportagens. Com certeza ele vai se lembrar do seu assessorado quando estiver fazendo reportagens sobre sustentabilidade e inovação, pode apostar!

Rosa Pellegrino

Rosa formou-se em jornalismo e trabalha com comunicação corporativa há mais de 10 anos. Viciada em David Bowie e Benedict Cumberbatch, ela é coordenadora das contas B2B da Press à Porter.

CONTRIBUA COM O BLOG PRESS

Envie seu texto para [email protected]

Blog Press