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As mídias sociais na rotina de assessoria de imprensa

17 março 2017

Estar atento às atividades dos clientes no mundo digital é uma prática diária dos assessores aqui da agência. Todos os dias, quase que religiosamente, o trabalho começa já naquela olhadinha nas redes sociais. Afinal, sempre existe uma boa oportunidade para inserir o cliente e valorizar sua a marca. Vale sempre estar atento.

Já se foi o tempo em que assessoria de imprensa era só impresso. A prática invadiu o online e passou a ser considerada, muitas vezes, tão importante quanto estampar a capa de um jornal de âmbito nacional. Com as redes sociais, o acesso à informação ficou mais rápido e fácil – o que tornou o nosso trabalho ainda mais eficaz.

Mas o sucesso da assessoria de imprensa ligada às mídias sociais só é alcançado se o trabalho for minucioso e qualitativo. Afinal de contas, o objetivo nada mais é do que gerar exposição (relevante) para a marca assessorada, por meio de um trabalho cirúrgico que envolve pesquisa de públicos, comportamento e de influenciadores.

Atuar nas mais variadas frentes de trabalho é primordial para inovar em assessoria de imprensa. Por exemplo, emplacar o artigo de um executivo em um blog de negócios que tem engajamento acima da média nas redes sociais pode ser mais eficiente do que o bê-a-bá da rotina do assessor ao colocar seu cliente no jornal regional da cidade. Lá, na rede social, o executivo conversa com quem mais importa para a sua marca: o parceiro de negócios, o potencial cliente e até mesmo os jornalistas de plantão, que também são usuários assíduos das plataformas.

Mas o cuidado ao decidir colocar o seu cliente no tal blog de negócios é primordial. É preciso saber se essa estratégia terá sentido para a marca e se a exposição valerá à pena. Assim como as redes sociais e seus influenciadores podem ser parceiros e facilitadores, eles também podem se tornar vilões se a situação fugir do controle.

Mas como saber qual blog é relevante para o meu cliente? Como ter a noção se um influenciador digital dará os mesmos resultados à marca que um grande veículo poderia dar? É simples! A pesquisa precisa estar aplicada à rotina do assessor. Basta ter uma equipe que seja engajada, entenda os objetivos da marca e conheça não só os veículos prioritários dela como também aqueles que podem ser brand lovers do seu produto.

Recentemente, a revista Exame publicou uma matéria que falava sobre o poder dos influenciadores digitais e como estes profissionais se tornaram tão importantes para a comunicação das marcas. O alcance que eles podem gerar é tão expansivo, que alguns deles já se tornaram embaixadores essenciais de marca.  Tudo isso com um click no Instagram, um post no Facebook ou um vídeo de dez segundos no Snapchat.

Viram a diferença? Não é só divulgar conteúdo relevante pra alguém que, necessariamente, fala sobre aquilo. É acompanhar o dia-a-dia do que é falado sobre a sua marca assessorada nas redes e entender de quais formas ela pode ganhar exposição, sendo na tela do celular de um influencer ou na timeline de um blog de negócios. Basta fazer sentido e estar alinhado aos objetivos de marketing do seu cliente que os bons frutos da assessoria são sempre bem colhidos.

Aline Almeida

Aline é jornalista, especializada em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP e em gestão de mídias sociais pelo Centro Universitário Belas Artes. Atuou como assessora de imprensa e social media em Museus e outros equipamentos espaços culturais do Governo do Estado de São Paulo. Também trabalhou com comunicação corporativa. Hoje, é responsável pelo marketing digital na Press a Porter. Aline é inquieta e está sempre atrás de algo novo para seus clientes. Come muito, ama cinema e é doida por sua cachorrinha Aurora.

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