A importância do olhar local
24 janeiro 2017*Por Claudia Reis
O Brasil é um país de dimensões continentais. Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, abriga não apenas mais de 206 milhões de habitantes, mas culturas, hábitos e regionalismos que fazem a riqueza da nossa Nação. Por isso, pensar em estratégias de comunicação nacionais sem pensar nessas características é um erro que pode colocar em jogo toda a eficácia do investimento em marketing de uma empresa ou marca.
Temos diversos tipos de regionalismo. Desde questões climáticas que trazem diferenças de hábitos de consumo gigantescas entre os brasileiros do Sul e do Nordeste, por exemplo, a linguagem, gírias, modas e interesses diferenciados em cada região. Quando queremos criar uma estratégia de comunicação capaz de tocar o coração não apenas dos que moram nas grandes capitais, mas do brasileiro que cria a prosperidade em nosso interiorzão, são necessários, mais do que nunca, o olhar e o toque local.
Nós, da Press à Porter, percebemos isso ao trabalhar com marcas locais e regionais. Para cada uma delas, criamos estratégias diferenciadas, buscando perceber as características dos consumidores, levando a sério as diferenças e fazendo questão de criar com eles um verdadeiro diálogo.
Para nos ajudar nessa tarefa dificílima, fundamos, em 2008, a Rede Brasileira de Gestão de Imagem (RBGI – www.rbgi.com.br), formada por agências de comunicação boutique em outros estados. Neste momento estamos presentes não apenas em São Paulo (capital e Campinas), mas também no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal e Bahia. E, cada vez mais, buscamos parcerias e alianças estratégicas em ouras regiões.
Juntas, as agências parceiras nos apoiam no relacionamento, na estratégia, na gestão de crise e em todos os momentos em que precisamos de apoio para dar relevância local a nossos clientes.