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3 motivos para entender a importância do clipping digital na assessoria

03 maio 2017

Este é um guest post escrito por Caroline Portiolli do Blog Assessor de Imprensa

Quem trabalha com assessoria de imprensa sabe que o monitoramento de notícias, junto com a produção de releases e o follow-up, é um dos pilares da profissão. No entanto, por causa do crescimento do meio online, é preciso pensar na importância do clipping digital como estratégia poderosa para o cliente.

Conheça 3 razões para o clipping digital fazer parte do planejamento da assessoria

Talvez falar sobre clipping digital possa parecer algo simples, já que faz parte da rotina da assessoria de imprensa. Mas, às vezes, é importante refletir sobre determinadas atividades, para que todo o potencial da estratégia seja aproveitado.

Por isso, selecionamos 3 razões para você perceber que clipping é muito mais do que uma simples estratégia para monitorar notícias relacionadas ao cliente.

  • Acompanhe a concorrência

clipping digital é uma forma de o assessor de imprensa conseguir ficar de olhos abertos à concorrência do cliente. E isso é fundamental para a obtenção de bons resultados.

Saber o que o concorrente está fazendo proporciona uma visão estratégica ao assessor, já que é possível enxergar oportunidades para o cliente e analisar erros que podem ser evitados.

  • Descubra novidades do mercado

Enxergar oportunidades para o cliente também é uma consequência do clipping. A estratégia permite que o assessor de imprensa acompanhe tudo o que há de novo no nicho de mercado da empresa do cliente.

Isso é uma forma de ficar sempre à frente da concorrência e evitar quaisquer passos em falso, tendo a oportunidade de rever o planejamento de assessoria caso seja necessário.

  • Previna e gerencie crises

O mundo digital é caracterizado pela instantaneidade. Por isso, todo assessor de imprensa eficiente precisa encontrar formas de preservar a reputação do cliente. O monitoramento de notícias pode ser usado para isso.

Ao fazer o clipping do cliente com frequência, o assessor consegue ter um panorama sobre como está a imagem do cliente. Ou seja, a estratégia pode ser usada como um termômetro para evitar desgastes na reputação da marca.

Isso quer dizer que o assessor pode utilizar o clipping digital para enxergar se uma crise previsível está se aproximando – e, assim, tomar medidas para contornar o problema.

Além disso, quando uma crise está em andamento, é fundamental realizar o monitoramento de notícias constantemente. Isso ajuda a gerenciar o problema e evita que a situação fique ainda mais comprometida.

Saiba como otimizar o processo de clipping digital no dia a dia

Por mais que o clipping digital seja imprescindível para a assessoria de imprensa, ele acabou se tornando um gargalo nas agências, já que os profissionais acabam levando muito tempo para monitorar os conteúdos relacionados ao cliente na internet.

Dessa forma, encontrar alternativas que facilitem o processo é passo fundamental. Por isso, selecionamos 3 opções para deixar o monitoramento de notícias mais ágil no dia a dia.

  1.   Site de buscas

A primeira alternativa escolhida é gratuita e conhecida: site de buscas. O Google, por exemplo, oferece filtros para que o assessor consiga monitorar conteúdos noticiosos na internet.

Além disso, o Google oferece a funcionalidade de alertas, para que o usuário receba e-mails quando novos conteúdos relacionados ao termo escolhido são publicados.

No entanto, nem sempre essa é a melhor alternativa para a assessoria de imprensa. Afinal, o Google trabalha com ranqueamento e possui limitações de filtragem, o que compromete a entrega de resultados completos e estratégicos para o cliente.

  1. Clipadoras

Outra opção para que o clipping não seja um gargalo na rotina da assessoria é a contratação do serviço de uma clipadora. Esse tipo de empresa tem profissionais especializados em monitorar conteúdos noticiosos de cliente.

O problema de uma agência de assessoria optar por essa alternativa é que a clipadora tem muitos clientes, então a chance de existirem furos é alta. Além disso, muitas vezes o processo é feito de forma manual, e é possível que algumas notícias acabem sendo esquecidas na rotina atarefada.

  1. Ferramenta profissional de clipping

A terceira opção para otimizar o monitoramento de notícias no meio digital é investir em uma ferramenta profissional de clipping. Essa plataforma é desenvolvida a partir de algoritmos que automatizam e potencializam o processo de captura de notícias relacionadas ao termo de pesquisa.

Um exemplo de ferramenta profissional de clipping é o NewsStream. Além de facilitar o processo de captura de notícias, ele funciona como uma proposta estratégica para a agência de assessoria, já que permite que os profissionais monitorem o cliente, o mercado e a concorrência.

Outras funcionalidades da ferramenta que a tornam uma escolha estratégica são a facilidade na criação de relatórios personalizados, o envio de Newsletter e Newsletter inteligente (documento que funciona mais do que um canal de comunicação entre assessor e cliente) e a ativação de alertas de novos conteúdos.

 

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