O retorno de uma grande marca
1 O Desafio
Fundada em 2010 com sede em Pequim/China, a Xiaomi é uma gigante de tecnologia. A empresa já é a terceira maior no mercado global de smartphone e apareceu, em 2019, pela primeira vez entre as maiores companhias do mundo (Fortune 500).
Apesar das credenciais globais, o mercado brasileiro sempre foi um desafio para a marca, que já havia tentado entrar cinco anos atrás, sem sucesso.
2 Plano de ação
Um dos grandes diferenciais para o sucesso desta nova empreitada em solo brasileiro foi, sem dúvida, o envolvimento da comunicação desde a fase embrionária do projeto, ainda em dezembro de 2018.
A comunicação integrada envolveu diversas frentes, como Assessoria de Imprensa, Social Media, Produção Audiovisual, Ação com Influenciadores, Presskit e Coletiva de Imprensa até chegar ao grande dia da inauguração de uma loja física em São Paulo, no mês de junho, o ápice do projeto.
3 Resultados
A chegada da marca de tecnologia Xiaomi ao Brasil foi um dos assuntos mais comentados do 1ª semestre de 2019 entre jornalistas, influenciadores e fãs. Em números:
– Crescimento de 254% da procura pela marca na Internet no primeiro semestre de 2019;
– Mais de 1200 matérias positivas contabilizadas até o momento;
– A soma de todos os impactos, via influenciadores digitais, ultrapassa 80 milhões;
– Mais de 5 mil pessoas na inauguração da loja.
– O canal da marca no Facebook atingiu 250 mil fãs de forma orgânica em menos de 3 meses de ativação.