A multidisciplinaridade dos profissionais de comunicação
30 maio 2018Tecnologias mais avançadas, clientes mais exigentes e agências com demandas maiores e mais inovadoras estão criando uma nova classe de profissionais: os chamados profissionais multidisciplinares. Eles chegaram para atender a um novo mercado, repleto de competitividade e dinamismo, que exige cada vez mais novidades.
As evoluções e atualizações técnicas e mercadológicas estão ocorrendo a todo instante e os profissionais devem estar atentos para não ficarem para trás. Novos aplicativos e programas trazem novas ferramentas para as mais diversas necessidades dos usuários e estar por dentro de todas essas funcionalidades é um diferencial.
É um equívoco de um jornalista pensar que ao ir trabalhar em uma agência de comunicação corporativa, somente haverá trabalhos relacionados ao jornalismo. Ao mesmo tempo em que isso acontece com o publicitário, que precisa pensar como um RP na hora de criar uma estratégia em uma campanha de TV, por exemplo.
Mas nem só dos profissionais de comunicação se faz a área. Engana-se quem pensa que um arquiteto não possa trabalhar com comunicação, por exemplo. E esse é um tema muito abordado pela ABRACOM – Associação brasileira de comunicação – em sua campanha que defende a atuação de profissionais multidisciplinares, a #SomosComunicaçãoCorporativa. A iniciativa defende a atuação de profissionais formados em outras áreas no mercado de comunicação como agregadores de conhecimento em um mundo hiper conectado.
Em outras palavras, o mercado espera que as agências e os profissionais dominem diferentes temas, ferramentas e áreas, e que sejam capazes de atender a demandas cada vez mais exigentes, entregando resultados integrados para os novos planos e estratégias de comunicação.