Diversidade na comunicação: como trabalhar o tema na sua empresa?
19 julho 2018*Por Bárbara Capolete
O ser humano é diferente em todos os aspectos que a ciência pode explicar: desde a forma como interage, até as características físicas, comportamentais e intelectuais. Saber lidar com a diversidade no ambiente corporativo é uma tarefa que muitas empresas colocam em pauta por meio da comunicação.
O desafio diário das áreas de RH e comunicação interna em trabalhar em conjunto para promover a inclusão de colaboradores é massivo. Tudo está relacionado à cultura organizacional da empresa e em quais valores ela acredita ser importante para um ambiente respeitoso. Por isso, ter uma política estruturada é tão importante: ela norteia a visão de mundo da companhia e transmite o mesmo pensamento ao colaborador.
Para que esta cultura seja aplicada no dia a dia, é preciso que se tenha engajamento na equipe, diálogo aberto entre colaborador e empresa e envolvimento ativo da liderança. As empresas também investem no apoio a causas que atuam em prol de minorias, comitês internos de debate, salários exclusivamente baseados na qualificação do profissional e em planos de carreira efetivos, que saem do papel e valorizam o colaborador por sua atuação na companhia.
Mas antes de fazer um plano de ações de comunicação, você precisa saber quais são os pontos fracos da sua empresa. Quantas mulheres ocupam cargos de liderança? Como os LBGTQ+ são recebidos no dia a dia? Qual política de acessibilidade e inclusão você aplica para pessoas com necessidades especiais? Como os negros são tratados no ambiente de trabalho? Estas, entre outras perguntas, precisam ter respostas. Somente depois desse “raio-x institucional” é que você poderá traçar metas de onde sua empresa precisa chegar nesse assunto. E o mais importante disso tudo é em como ela vai se comunicar para falar a respeito.
Afinal, preocupar-se com a diversidade melhora a relação interpessoal entre as equipes e acarreta em um ambiente saudável e agregador.