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Como escolher o influenciador digital ideal para a estratégia da minha marca?

26 outubro 2016

O mercado de comunicação está mudando e, a cada ano que passa, os influenciadores digitais ganham mais relevância nas estratégias de Relações Públicas das marcas.

Se antes uma empresa investia em atores e atrizes de novelas para apresentar o seu produto em um comercial de TV ou num anúncio de revista com o objetivo de gerar maior credibilidade, hoje ela busca por uma comunicação mais direta e baseada em influenciadores digitais. Isso porque eles estabelecem uma conexão mais verdadeira com os consumidores e, assim, os envolvem a partir de um conteúdo relevante. Além disso, eles realmente conversam com o público e zelam por essa relação, conquistando a confiança e o carinho da audiência.

Porém, como nem tudo são flores, é necessário ser criterioso ao escolher o digital influencer que a sua marca irá se relacionar e incluir em suas ações ou peças de comunicação. Afinal, a imagem de uma empresa leva anos para ser construída e pode cair por terra em poucos segundos, não é mesmo?

Diversos são os fatores que precisamos prestar atenção no momento de definir a estratégia de comunicação voltada para digital influencers. Para auxiliar nessa tarefa, apresentamos aqui uma lista dos quatro principais fatores. Confira abaixo:

1 – Engajamento

De nada adianta investir em um blogueiro que tem milhões de seguidores em seus perfis nas redes sociais se o engajamento (nº de curtidas, comentários e compartilhamentos) delas for baixo, já que o alcance de sua campanha ou produto será pequeno. Por isso, o mais indicado é escolher os influenciadores digitais que têm um público mais engajado e que realmente é impactado pelo conteúdo ali publicado. Uma dica é verificar o desempenho das últimas cinco publicações daquele determinado perfil. Lembrando que o engajamento no Facebook é menor, já que as páginas de produtos e empresas precisam investir em anúncios segmentados para aparecerem no feed de notícias dos usuários, devido ao algoritmo da rede social que limita a aparição.

2 – Conteúdo

Ao buscar por um influenciador digital, entre em seu blog e pesquise pelo nome da sua marca. Veja se ele já falou dela, o que foi falado, como falou e quais foram os comentários recebidos naquela publicação específica. Além disso, busque pelos nomes de seus concorrentes. Tudo isso para conhecer, da melhor forma possível, aquele blogueiro e então avaliar se vale à pena seguir com ele ou não. Afinal, o seguro morreu de velho!

3 – Relevância

Em todas as publicações do blog ou de suas redes sociais, o influenciador digital costuma inserir o seu estilo e posicionamento. Por isso, é indicado que a empresa analise qual é essa mensagem, pois ela deve estar alinhada ao discurso organizacional. Isso porque só há relevância para a marca quando há coerência e consistência na comunicação como um todo.

4 – Frequência

A frequência é um dos fatores que precisa ser analisado na hora de escolher o seu digital influencer. O blog que produz conteúdo relevante e mantém uma frequência adequada de postagens semanais tem mais chances de ser um veículo engajado e ideal para a sua estratégia de comunicação. Observar a periodicidade de produção de conteúdo dos influenciadores é primordial para a escolha, já que são eles que vão estar no dia-a-dia do seu público-alvo e que passarão o seu conteúdo para eles.

Gostou? Então vamos colocar todas essas dicas em prática!

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