A comunicação na era dos memes
14 maio 2018*Por Diego Casarotti
Vivemos a era do fácil acesso a informação, graças à globalização que aproxima o conteúdo a distância de apenas alguns cliques. Toda essa série de mudanças reformulou o que conhecemos por comunicação. As possibilidades são infinitas no que tange o alcance do grande público e isso gerou uma interação jamais vista – positiva e negativamente também.
Uma das formas de expressar indignação, ou mesmo aprovação, sobre algum conteúdo específico são os “memes”. Sim, aquelas imagens editadas feitas para tirar sarro de alguma situação. Algumas empresas e até mesmo veículos de comunicação, perceberam a abrangência e o poder que um meme tem no público, ultrapassando a esfera do humor, e passaram a investir nesta ferramenta para promover seus serviços e produtos.
Com um linguajar simples e cômico, o meme consegue facilmente levar sua mensagem ao “target”, que por sua vez digere o conteúdo com facilidade, por tratar-se de uma informação leve e direta. Empresas como Netflix, OLX e OLLA, usam e abusam de memes para atingir o público-alvo e com muito sucesso.
A geração de meme como conteúdo não fica apenas atrelada a empresas que possuem um público não tão heterogêneo e estão sendo utilizada por diversos nichos, como a Prefeitura de Curitiba, famosa por seus memes falando sobre conscientização ou mesmo sobre os serviços que os servidores disponibilizam para população.
É importante também ter uma base de comunicação interna definida e estratégica, pois casos com memes virais de cunho negativo podem destruir a imagem e reputação de uma empresa. O ideal, no caso, é definir uma linha de resposta efetiva e dinâmica o mais rápido possível.
O termo meme foi oficialmente criado pelo escritor Richard Dawkins, em seu livro “O Gene Egoísta” (The Selfish Gene), em 1976. Nesse contexto, o meme é considerado algo que se multiplica entre os cérebros, em determinados locais. Nada mais propício, já que todos conhecem algum meme viral, não é mesmo?
A reflexão que cabe observando o cenário que estamos inseridos é: sua empresa olha os meios de comunicação de forma simples ou vê em ferramentas como os memes, uma forma de comunicação prática e eficiente?