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MKT 4.0 e o novo perfil do consumidor

20 abril 2018

*por Meriely Dantas

Hoje em dia, temos o mundo todo em nossas mãos e, em geral, seu tamanho tem cerca de cinco polegadas. É possível ir ao outro lado do planeta sem sair de casa. Consultar as contas bancárias sentados no sofá da sala. ”Matar a saudade” de uma pessoa querida com apenas uma chamada de vídeo. A tecnologia nunca foi tão fácil e acessível.

Fato é que, o Brasil, por exemplo, ocupa o 4º lugar no ranking de países com o maior número de internautas, o que corresponde a mais ou menos 120 milhões de pessoas conectadas. Em 2017, as vendas de aparelhos smartphones no país totalizaram 47,7 milhões de unidades, resultado 9,7% (43,48 milhões) superior ao registrado em 2016.

Esse advento permitiu que milhares de pessoas de diversas faixas-etárias tivessem acesso a informação e se inserissem em um patamar que abrisse tanto espaço para a democracia. A opinião pública ganhou mais espaço e as vozes, maior força. Os consumidores se tornaram poderosos na decisão de compra. Deixaram de ser espectadores e tornaram-se protagonistas, completamente presentes, inteirados e seguros do que realmente querem adquirir.

Há alguns anos, eles iam até a loja para pesquisar os perfis de produtos que gostariam de comprar. Agora, além de terem acesso rápido a todas as lojas, sejam elas com bases físicas ou somente online, eles podem avaliar o item com base na ficha técnica, além de tirar suas dúvidas com a loja ou com outros internautas, e até mesmo compartilhar opiniões, fazer críticas e elogios.

Posteriormente, veio o MKT 2.0, momento em que as empresas entenderam que era importante dar uma atenção maior aos seus clientes, por conta do aumento do acesso a tecnologia da informação e avanço da internet. Não deviam mais apenas atender o consumidor, mas focar na satisfação dele. Foi quando a maioria delas aderiu ao CRM como uma maneira de fidelizá-los.

Chegamos, portanto, no momento do MKT 4.0, em que o ser humano, segundo Philip Kotler, precisa ser compreendido dentro da economia digital. As empresas, no entanto, devem comportar-se mais como uma amiga dessas pessoas do que como um fornecedor. Precisam criar relacionamentos, se atentar aos comportamentos, vontades, desafios, necessidades e, principalmente, valores que norteiam as atitudes dos clientes.

Vivemos no tempo da colaboração, onde a opinião das pessoas ajuda a empresa a ver se seu modelo de negócio é eficaz ou não. E para obter sucesso, a companhia deve ter um bom plano de e-business atrelado a um excelente planejamento estratégico de Marketing e Comunicação, com parâmetros e objetivos bem definidos. Sobretudo, que veja seu cliente como um amigo. Mas um amigo que se importa com sua opinião, desejos e vontades. Que quer ter o que você oferece de melhor e que deseja que você, dentre todos, seja o melhor.

Meriely Dantas

Meriely Dantas Nunes, 32 anos, letrada e especialista em Comunicação Corporativa com ênfase em Negócios, viciada em livros e apaixonada por literatura estrangeira.

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