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O monitoramento de redes sociais: relacionamento, gestão de crise e insights

05 outubro 2016

*Por Elder Magalhães

As constantes mudanças do meio digital exigem dos profissionais de comunicação uma busca incessante para compreender as formas de diálogo com os públicos neste ambiente. Para conseguir conduções favoráveis na relação com os usuários, os profissionais específicos que mensuram resultados nos meios digitais também devem prever e planejar ações que repercutam no meio, levando em conta o caráter participativo das redes.

A rede social é uma ferramenta que concentra tanto perfis de pessoas como de organizações e permite a interação entre eles ao partilharem valores e objetivos comuns. Portanto, neste ambiente, o profissional acompanha as tendências e gerencia processos para se posicionar e obter identificação com os públicos diretos e indiretos e observa como o comportamento do usuário é essencial para assimilar novas formas de se comunicar na rede atualmente.

A atuação nas mídias sociais requer a constante observação do meio, a fim de reunir informações dos públicos. Dessa forma, é possível acompanhar influências, tendências e preparar-se para possíveis crises. O monitoramento das manifestações espontâneas nos perfis digitais arrecada percepções essenciais para um planejamento eficaz. As menções feitas sobre o assessorado/cliente podem ser classificadas por meio de ferramentas que permitem analisar o que está sendo dito, como também quem as diz.

Os públicos-usuários das redes sociais expressam com grande frequência seus sentimentos de amor e de ódio em relação às suas experiências de consumo. Portanto, mesmo que o assessorado/cliente não possua um perfil na rede social, provavelmente está recebendo críticas ou elogios numa esfera da qual não tem controle. Hoje a sociedade se tornou mais litigiosa, exige e expõe suas percepções. Antes as opiniões circulavam ou por meio das mídias tradicionais, por meio de notícias ou de críticas de profissionais de editorias específicas, como também por meio do boca a boca. Agora, com o advento das redes sociais, os usuários publicam suas experiências em seus perfis virtuais com considerações nem sempre claras e motivam outros a interagirem.

Responder comentários e gerir conflitos no meio digital exige atenção aos conteúdos que envolvem o assessorado direta ou indiretamente. O profissional que possui o objetivo de se comunicar com os públicos nas redes sociais precisa monitorar o que está sendo dito, observar quem disse, ver qual é a sua participação na rede e elencar o grau de influência. A partir disso é que se planejam estratégias consideráveis que beneficiem a motivação e o engajamento dos públicos, gerindo ações de relacionamento inovadoras e amenizando informações que repercutam negativamente no meio.

Estar em constante relacionamento com o público e emitir mensagens que despertem atenção nas redes sociais, com o intuito de ser transparentes e próximas ao receptor, tornaram-se uma necessidade mercadológica, influenciada pelas interações no meio virtual. Portanto, os profissionais que atuam neste esforço ao monitorar manifestações específicas nas redes sociais utilizam suas ferramentas para favorecer, potencializar, manter a imagem e preservar a reputação do assessorado/cliente.

Elder Magalhães

Elder Magalhães é o típico RP simpatia: sempre disposto a criar vínculos duradouros e a vivenciar oportunidades agregadoras. Apaixonado por gatos e um eterno amante das prosas que fluem numa mesa de bar.

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