Como elaborar um calendário anual de pautas
20 dezembro 2023Chegou o final de ano e é hora de focar no próximo. O calendário anual de pautas serve para organização, tanto da comunicação quanto do cliente, sobre assuntos que poderão ser abordados ao longo do ano seguinte. Mas como conseguir pensar em pautas a longo prazo?
Abaixo seguem algumas dicas que podem ajudar nesse processo:
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Datas comemorativas
Independentemente do ano e do momento vivido, algumas coisas nunca mudam, como as datas comemorativas: Black Friday, Dia dos Pais e das Mães, Carnaval, Páscoa etc.
O cliente costuma fazer ações, promoções ou dá destaque a essas datas? Talvez, informações mais completas não possam ser conseguidas antecipadamente, mas sempre é possível criar pautas em cima de datas fixas. Neste caso, é importante sempre enviar a sugestão para o jornalista com cerca de três semanas de antecedência da data.
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Aniversário da empresa
Outra data que também é possível saber previamente é o aniversário da empresa. Algumas pautas podem ser criadas quando a empresa completa aniversário com anos “redondos”, por exemplo 10, 15, 20. Sabendo disso, pode-se já pensar em abordagens e até em estratégias de divulgação. Quem sabe colocar o presidente da Companhia para falar sobre planos futuros, obstáculos obtidos ao longo dos anos ou aprendizagens que pode deixar para empresas mais novas? Por exemplo: “5 dicas para o sucesso de sua Companhia feitas pelo presidente da empresa X”. Inclusive, a imprensa costuma ser bem receptiva com pautas sobre dicas!
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Investimentos
Questões como novos investimentos, aquisições ou outros assuntos que envolvem grandes valores costumam chegar à equipe de comunicação bem antes de serem divulgadas. Com isso, é possível planejar como e qual o melhor momento para divulgação. Vale lembrar que números sempre chamam atenção. Então, colocá-los nos títulos e linha fina sempre são bem vistos.
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Basear-se no ano anterior
Uma outra ideia é ter como base o último ano. Como já foi aprovado, o planejamento anterior ajuda como referência, sendo possível identificar como o cliente gosta e gostaria que seguisse a ordem e talvez até as prioridades na comunicação. Isso não quer dizer que deva ser igual! Aliás, muito pelo contrário, pois clientes gostam quando a comunicação traz novidades ou aquele famoso insight de um ano para outro.
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Pautas descartadas
Não são sempre que pautas criadas são utilizadas. Algumas costumam cair por motivos diversos, seja porque surgiram outras mais quentes ou porque perderam o timing. Vale criar uma pasta na rede com o título “pautas descartadas” e deixá-las lá de standby. Quando for criar o calendário anual, é interessante revisitá-las para ver se cabem para o próximo ano ou, então, servem para, pelo menos, trazer novas ideias e não precisar começar do zero.
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Conversa com o cliente
E, claro, o mais importante é bater um papo com o cliente antes de desperdiçar tempo pensando em pautas que talvez não irão adiante. Quem trabalha internamente na empresa, como a equipe de Marketing, costuma saber da informação primeiro e, por muitas vezes, conhece mais profundamente o DNA da empresa e assuntos que podem ser de maior interesse dos executivos. Além disso, essa aproximação com o cliente só conta pontos a favor.
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Dicas bônus: variar nos temas
É importante que haja uma variação nos temas, por exemplo: abordagem mais institucional (como aquisições), enfoque em produtos, participação em feiras e eventos, biografia do fundador. Aqui, é preciso soltar a imaginação. Com maior diversidade de temas, mais editorias é possível atingir, logo, mais geração de awareness.
O mais difícil é sempre pensar do lado de fora da caixa, mas, acredite, é o mais satisfatório – e o que o cliente mais admira também!