Revista Solutions: uma década em circulação
1 O Desafio
Solutions é uma revista corporativa que pertence à multinacional dinamarquesa Danfoss. A revista nasceu em 2008 como ferramenta de comunicação de um gigante projeto global de branding, que tinha como principal mote tornar a empresa reconhecida não apenas pelas suas soluções para as indústrias, mas sim protagonista e na vanguarda de assuntos muito mais importantes para a sociedade, como mudanças climáticas, eficiência energética, infraestrutura sustentável e fornecimento de alimentos.
2 Plano de ação
O grande desafio foi o de materializar um conceito, hoje chamado de Engineering Tomorrow.
Como solução, a linha editorial da revista atribui o protagonismo aos clientes e a opinion leaders dos setores em que a empresa atua. Desde sempre, o conteúdo segue dois pilares fundamentais:
Primeiro, fontes que empregam credibilidade, principalmente nas matérias de capa da revista.
E o segundo pilar sobre o qual me referia é trazer cases verdadeiros.
A melhor forma de retratar o impacto das soluções criadas pela empresa é trazer o cliente da empresa para falar sobre transformação de seu processo produtivo a partir das soluções da Danfoss: seja do ponto de vista de aumento de produtividade, redução de perdas, economia de energia etc. Ou seja, impactos estes não apenas restritos à melhoria do processo de produção como, sobretudo, ao desenvolvimento sustentável.
3 Resultados
Mais de uma década de circulação de forma ininterrupta. Já são 41 edições impressas.
A revista teve um papel primordial na construção da imagem de que a Danfoss é uma empresa referência em engenharia e inovação ao mesmo tempo em que é protagonista de soluções que contribuem com o desenvolvimento sustentável. Embora a empresa tenha como política não abrir a revista para anúncios de terceiros, é constantemente procurada por clientes interessados em contribuir editorialmente.
Em 2019, acompanhando a tendência da transformação digital, a revista passou a ser eletrônica, como conseqüência de uma pesquisa com leitores no qual eles afirmaram que faria muito mais sentido dentro do conceito de sustentabilidade e eficiência de recursos.