Empatia: a base para o sucesso da comunicação entre empresas e pessoas
21 março 2018*Por Vanessa Decicino
Em cursos e treinamentos focados no desenvolvimento de lideranças muito se fala em empatia como a melhor técnica para entender pessoas, para que seja possível motivá-las e estimulá-las em prol dos resultados almejados. Só será um líder engajador e de credibilidade aquele que praticar a todo momento a arte de se colocar verdadeiramente no lugar do outro. E em comunicação corporativa, a nossa missão não seria exatamente a mesma? Ao lançar campanhas, promover eventos e experiências, o objetivo das empresas, dos mais diversos segmentos, é fortalecer sua imagem institucional, estimulando e motivando a simpatia das pessoas pela marca, visando o consumo, seja de produtos ou de serviços, engajando-as para a obtenção deste resultado.
Ter empatia parece ser fácil, mas não é. No último Dia Internacional da Mulher, quantas foram as campanhas repudiadas? Muitos são os exemplos, mas talvez, o que mais tenha me chamado a atenção, seja uma marca tradicional de cuecas “homenageando” mulheres ao estimular que os homens caprichem na escolha da cueca na data.
Mas como evitar situações como essa? A regra é: se realmente tiver a intenção de atingir positivamente o público-alvo, a sugestão é entendê-lo! Se quer homenagear mulheres, perceba como elas se sentem e compreenda suas causas e dificuldades! E isso se estende para as famílias, para homens, para a sociedade como um todo.
Olhando para a comunicação interna, a mesma coisa ocorre, já que o nosso papel é mais do que respeitar, é valorizar a equidade de gênero, étnica, de classe social, nacionalidade e religião. Neste contexto, sempre, a todo o momento, tenha sensibilidade ao redigir um posicionamento, um press release, um comunicado interno, promover um evento ou ação. Coloque-se mentalmente no lugar de quem irá recebê-lo. Como se sentiu? Só se a reação for positiva, siga adiante!