7 Dicas infalíveis para uma boa apresentação
16 novembro 2016*Por Claudia Rozembrá
Fazer apresentações seja de trabalho ou teses para um público específico nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes o conteúdo pode ser bom, mas por não saber transmiti-lo, o orador pode ser rotulado de chato ou desinteressante. Isto porque uma apresentação não depende apenas da parte teórica, mas da capacidade de prender a atenção dos ouvintes durante o maior tempo possível. Essa capacidade não é um dom, ela pode ser adquirida com técnicas simples que podem ser colocadas em prática até na frente do espelho.
7 Dicas infalíveis para uma boa apresentação:
1- Naturalidade: a naturalidade é a melhor regra da boa comunicação. Se o orador cometer alguns erros técnicos durante uma apresentação em público, mas comportar-se de maneira natural e espontânea, tenha certeza de que os ouvintes poderão aceitar bem a mensagem.
2- Saiba quem são os ouvintes: cada público possui características próprias que precisam ser levadas em consideração. É importante saber qual é o nível intelectual das pessoas, até que ponto elas conhecem o assunto e a faixa etária predominante dos ouvintes. Assim, é possível se preparar de maneira adequada e com maiores chances de sucesso.
3- Emoção: fale sempre com energia, entusiasmo e emoção. Demonstrar interesse e envolvimento pelo assunto ajuda a prender a atenção das pessoas. A emoção do orador tem influência determinante no processo de conquista dos ouvintes.
4- Seja coerente: os slides foram feitos para ilustrar melhor o que se quer transmitir, por isso é importante que o discurso esteja relacionado com o que está projetado na tela, caso contrário, o público ficará perdido e não saberá se deverá prestar atenção ao que se ouve ou ao que se lê.
5- Gestos e postura: mantenha a visão ampla sobre todos os participantes. Evite mãos nos bolsos e nas costas, cruzar os braços, sustentar todo o corpo sobre uma das pernas, andar apressadamente de um lado para o outro. Os gestos e a postura dizem muito sobre o orador e podem surpreender positiva ou negativamente o público.
6- Fale com o espelho e treine: o melhor exercício para uma apresentação é praticar, principalmente a introdução e a conclusão. Treine toda a apresentação em frente ao espelho, prestando atenção nos gestos, que devem ser harmônicos com o discurso. Outra dica é se apresentar para alguém da família ou filmar a apresentação para se avaliar depois.
7- Interação: não basta só reproduzir os slides, é necessário que interaja com eles. Aproxime-se e aponte-os. O importante é demonstrar que tem intimidade suficiente com o que está apresentando e que se sente à vontade com a tecnologia.
Ah, e por falar em interação, não há nada mais cansativo que uma apresentação em que o orador fique agarrado à cadeira o tempo todo. Demonstre que se importa com cada um dos ouvintes, faça contato visual com a plateia. Mais do que falar, fale para quem está ali na sua presença e quer saber o que lhes tem a dizer.