As interações com os públicos de interesse nas redes sociais: reforçando o relacionamento
08 novembro 2016*Por Elder Magalhães
Gradualmente, com o volume da análise do comportamento mediante a interface, as organizações perceberam o potencial do meio para se criar vínculo e relacionamento contínuo com consumidores, tanto para monitorar como os públicos em geral enxergam sua marca ou produto, como para atuar, prestando atendimento ao público e para construir uma boa imagem e reputação.
A rede de relacionamentos das organizações é construída, principalmente, para posicionar estrategicamente o assessorado, garantindo credibilidade e transparência frente aos públicos. Tendo como pressuposto que a comunicação no meio digital é multidirecional, os assessorados buscam engajar seus consumidores, funcionários, fornecedores, distribuidores, revendedores, agências de propaganda, acadêmicos, entre outros, numa interação contínua e simétrica. Essa estratégia auxilia nos processos de construção de confiança, na compreensão de diferentes pontos de vista, na extração de dados que ajudam a melhorar as tomadas de decisões, na antecipação de potenciais conflitos, no planejamento e no gerenciamento de futuras ações comunicacionais. Ou seja, é um processo mutuamente compensador que estabelece sólidas ligações econômicas, técnicas e sociais entre as partes.
O relacionamento não deve se limitar apenas ao processo de compra e venda nas redes sociais, faz-se necessário engajar os públicos de forma contínua e funcional ao negócio do assessorado. Essa técnica busca compreender pontos de vistas do usuário, como também utiliza essa informação para o andamento de suas atividades e tomada de decisões. Na internet, a experiência dos relacionamentos acontece por meio da circulação de conteúdos e informações sociais, resultantes do uso de tecnologias digitais de comunicação. Atualmente, com a facilidade de interconexão dos usuários/mídia, as práticas interativas, colaborativas, participativas e descentralizadas no meio passam a figurar na rotina diária dos públicos de interesse e transformam estes nos verdadeiros protagonistas no processo do relacionamento.
Na medida em que a informação na rede ganha pluralidade, exige do assessorado transparência e honestidade. Dessa forma, cabe aos profissionais depreender dessas interações online um material facilitador para a compreensão das dinâmicas e dos mecanismos presentes na rede, tanto no que diz respeito ao público, quanto ao assessorado, empresa, organização ou evento.
Pode-se afirmar que as constantes novidades e tendências nos meios tecnológicos que convergem entre si transformaram as relações entre indivíduos e como estes interagem com as organizações e com os perfis que são de interesse. Por isso, ao gerenciar relacionamentos, com modelos estratégicos próximos a essas novas modalidades de interação, o processo de investigação e de monitoramento não deve ser limitado, tem que ter alcance amplo e ser fundamentado com critérios definidos. Assim, para manter uma relação online de forma expressiva é necessário antes pesquisar e traçar os tipos de públicos, identificar com quais grupos eles interagem no meio, entender os objetivos do assessorado, saber qual é a expectativa dele para o negócio, identificar qual nível de dependência do público-alvo e conhecer suas expectativas.